Educação no centro de materiais e esterilização: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202100030007Palavras-chave:
Esterilização, Educação, Segurança do pacienteResumo
Objetivo: Analisar as publicações dos últimos cinco anos com temas sobre educação em Centro de Materiais e Esterilização. Método: Revisão
integrativa com busca nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System
Online, Scopus Info Site, Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature via EBSCOhost, Cochrane e Biblioteca Virtual em
Saúde. Resultados: Selecionados dez artigos, todos consideraram indispensáveis a atualização constante e a disponibilização de recursos mínimos para
realização das atividades profissionais com melhorias na prática clínica. Quatro publicações identificaram as percepções quanto à educação, lacunas de
conhecimento e oportunidades de desenvolvimento. Estratégias educacionais utilizadas: educação permanente com materiais didáticos, aplicação de treinamento
teórico e prático, reestruturação dos processos com treinamento técnico, programas de mentoria educativa in loco e autorreflexão profissional
sobre melhores práticas aplicadas nos processos de trabalho. Conclusão: As publicações reforçam a importância de intervenções educativas para capacitação
profissional, domínio de novas tecnologias, prestação de serviço de qualidade e impacto favorável na eficácia do processamento de produtos para a saúde.
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