Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada simultaneamente para publicação por outra revista. Caso contrário, justifique no campo "Comentários ao editor"
  • Estou ciente de que todos os originais submetidos serão submetidos à análise de plágio e /ou similaridade por software(s) detector(res) de plágio. O plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamenta o direito autoral, constituindo-se, assim, matéria cível e penal. 
  • Tenho os arquivos a serem carregados como documentos suplementares no SEER, logo após a submissão do original: (1) Declaração de Responsabilidade, Contribuição dos Autores e Conflito de Interesse; (1) Documento de aprovação do Comitê de Ética em atendimento à Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, que dispõe sobre pesquisas envolvendo seres humanos, quando couber; (3) Autorização para a reprodução de fotos, quando couber
  • O arquivo da submissão está em formato Word, digitados em português, inglês ou espanhol, respeitando a ortografia oficial, com fonte em letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entre linhas, margens de 2,5 cm (direita, esquerda, superior e inferior), atentando para o número limite de palavras de acordo com a classificação do original: original, revisão (integrativa ou sistemática) ou relato de experiência, incluindo referências, tabelas, quadros, figuras, fotos e anexos.
  • Foram informadas as URLs (com links ativos) para as referências com textos completos disponíveis on-line. Foi dada preferência para links persistentes como o DOI (Digital Object Identifier). CLIQUE AQUI para pesquisar o DOI das referências citadas.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto (não no final do documento na forma de anexos). O número de tabelas, quadros, figuras e fotos não excederam a 5 (cinco) no total. Todavia, como a versão eletrônica permite recursos hipermídia, o uso de áudios, vídeos e tabelas dinâmicas são bem vindos para serem publicados neste formato. Documentos hipermídia serão carregados como documentos suplementares.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), os dados dos autores foram corretamente removidos das propriedades do documento.
  • Custos de publicação: A Revista SOBECC não cobra taxas para submissão ou publicação dos artigos.
    Tradução e Revisão: Realizada após a aprovação do manuscrito, por tradutor credenciado na Revista em 20 dias corridos após o aceite. Orientações adicionais serão fornecidas quando do aceite do manuscrito.

    Como benefício aos seus associados, a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) assume todos os custos relativos à publicação de seus membros na Revista SOBECC.

Diretrizes para Autores

 1 Processo de submissão de originais

Antes de submeter um trabalho original para a Rev. SOBECC, por favor, leia atentamente estas instruções e faça a verificação dos itens utilizando o Checklist para os autores, disponibilizado no final desta página. Além disso, é obrigação dos autores fazer uma leitura detalhada das políticas editoriais da revista antes da submissão, visto que contém informações essenciais sobre o processo editorial e questões de ética em publicações científicas.

A submissão será realizada exclusivamente online, no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). As submissões devem vir acompanhadas dos seguintes documentos suplementares no ato da submissão pelo SEER:

1.1 Declaração de Responsabilidade, Contribuição dos Autores e Conflito de Interesse
1.2 Documento de aprovação do Comitê de Ética em atendimento à Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, que dispõe sobre pesquisas envolvendo seres humanos, quando couber
1.3  Autorização para a reprodução de fotos, quando couber

Em quaisquer submissões, os autores deverão observar o número de tabelas, quadros, figuras, fotos e anexos que não devem exceder a 5 (cinco) no total. Todavia, como a versão eletrônica permite recursos hipermídia, o uso de áudios, vídeos e tabelas dinâmicas são bem vindos para serem publicados neste formato.

Fotos originais podem ser encaminhadas para publicação, no entanto a reprodução do material publicado na Rev. SOBECC é permitida somente mediante autorização da entidade ou proprietário, com a devida citação da fonte.

Os originais recebidos serão analisados pelo Editor Científico, Editores Associados, Corpo Editorial e consultores ad hoc no sistema double-blind review. Tais atores do processo editorial são responsáveis pelo julgamento dos artigos e sua eventual aceitação ou rejeição, levando em consideração o Escopo e Política Editorial, além do conteúdo técnico e metodológico. O processo editorial está detalhado na página sobre o Processo de Avaliação pelos Pares de leitura obrigatória a todos os potenciais autores.

2 Apresentação dos originais

A apresentação deve obedecer à ordem abaixo especificada. É necessário que os trabalhos sejam anexados em arquivo Word, digitados em português, inglês ou espanhol, respeitando a ortografia oficial, com fonte em letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entre linhas, margens de 2,5 cm (direita, esquerda, superior e inferior), atentando para o número limite de palavras de acordo com a classificação da submissão: artigo original (até 4.500 palavras); artigo de revisão – integrativa ou sistemática (até 4.500 palavras); relato de experiência: até 2.000 palavras). A contagem de palavras inclui referências, tabelas, quadros, figuras, fotos e anexos.

2.1 Orientações sobre preenchimento de alguns campos do formulário de submissão:

2.1.1 Título do artigo – Em português, sem abreviaturas ou siglas (máximo quatorze palavras);

2.1.2 Nome(s) completo(s) e sem abreviatura dos autores, cadastrados na ordem em que deverão aparecer na publicação 

2.1.3 Assinalar nome e endereço completo de um dos autores para recebimento de correspondência, incluindo telefones comercial, residencial e e-mail.

2.1.4 Identificações completas dos autores, separadas por vírgula, na seguinte ordem: profissão, titulação acadêmica mais recente, local de atuação profissional/instituição à qual pertence (sem utilizar siglas ou abreviações), cidade, estado, país. Devem constar os e-mails de todos os autores, para publicação. É desejável que os autores coloquem sua identificação ORCID, bem como a URL do seu Curriculum Lattes.

2.1.5 Conflitos de interesse: é obrigatório que os autores informem qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e ou financeiros (relacionados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos, equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes, financiamento a congresso ou afins); prestígio acadêmico, poder institucional, reconhecimento entre os pares e na sociedade, estudos e pesquisas sobre as próprias disciplinas e instituições). Não havendo, devem redigir uma sentença dizendo não haver conflitos de interesse, no campo próprio para isso, no formulário de submissão.

2.1.6 Trabalhos que tiveram financiamento por agência de fomento: devem identificá-la pelo nome completo (sem utilizar siglas ou abreviações), bem como o número do processo, no campo específico do formulário de submissão.

2.1.7 Classificação do original: selecionar a Seção correta para a submissão, ou seja, original, revisão (integrativa ou sistemática)  ou relato de experiência

2.2 Arquivo do original a ser submetido: não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es)

2.2.1 Resumo – somente em português, contendo, no máximo, 180 palavras. O Resumo deve ser estruturado, ou seja, dividido em: Objetivo(s), Método, Resultados e Conclusão;

2.2.2 Palavras-chave (Keywords; Palabras clave): de três a cinco palavras-chave, na seguinte ordem: português, inglês e espanhol e elaboradas segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BIREME (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). Se forem compostas, somente a primeira palavra deve estar em caixa alta e devem ser separadas uma das outras por ponto. Utilizar de três a cinco palavras-chave.

2.2.3 Original: produzido conforme as características individuais de cada trabalho, ou seja, artigos originais, relatos de experiência e revisões de literatura, porém estruturados e em parágrafos distintos com: Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão, Conclusão e/ou Considerações finais e Referências. Atentar para o número de palavras e referências de acordo com a classificação do artigo.

3 Cuidados para a preparação do original

3.1 Introdução: breve, com definição do problema destacando a relevância do estudo e as lacunas do conhecimento
3.2 Objetivo: indica aquilo que se pretende alcançar na pesquisa. Claro e direto.
3.3 Método: método de pesquisa utilizado, população, critérios de inclusão e fonte de dados. De acordo com a classificação do original é necessário informar que a pesquisa foi realizada de acordo com os preceitos éticos e citar o número de aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa.
3.4 Resultados: descrição clara e objetiva dos dados relevantes, sem interpretações ou comentários. Podem ser utilizadas tabelas, quadros e figuras, todavia com a devida indicação no texto.
3.5 Discussão: deve limitar-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, com ênfase nas novas descobertas proporcionadas pelo estudo e discutindo concordâncias e divergências do estudo. Destacar as limitações do estudo
3.6 Conclusão: deve responder aos objetivos ou hipóteses do estudo, sedimentada nos resultados e discussão, coerente com o título e o método utilizado e com os objetivos propostos.
3.7 Referências: devem ser construídas de acordo com as normas de Vancouver, elaboradas pelo International Committee of Medical Journal Editors - Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), sendo baseadas no padrão ANSI, adaptado pela US National Library of Medicine. Consulte instruções aqui. As Referências devem ser indicadas numericamente na sequência em que aparecem no texto, no qual precisam ser identificadas por números arábicos sobrescritos, sem parênteses. Se forem sequenciais, devem ser separadas por hífen; se forem aleatórias, a separação deve ser feita por vírgulas. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.  As referências devem ser primárias e pelo menos 50% delas atualizadas com menos de 5 (cinco) anos. Todas as referências deverão indicar a URL ou DOI para acesso ao texto completo, caso esteja disponível na web.

Declaração de Responsabilidade, Contribuição dos Autores e Conflito de Interesse

Clique aqui para baixar o modelo de declaração. Essa declaração deve conter a assinatura de todos os autores e deve ser enviada no processo de submissão do artigo.

5 Check list para os autores

Antes de proceder o upload do original no sistema, é necessário o atendimento às normas da revista. Para simplificar a conferência, apresentamos o checklist a seguir, objetivando agilizar o processo editorial.

Recomendamos que todos os dados dos autores e do original a ser submetido, bem como os documentos suplementares (aprovação do Comitê de Ética, Declaração de responsabilidade, autorização para reprodução de fotos etc.) estejam em mãos para sua conferência.

Item

Atendido

Não se aplica

1 Documentos suplementares para submissão

 

 

1.1 Documentos de aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa

 

 

1.2 Declaração de Responsabilidade, Contribuição dos Autores e Conflito de Interesse, preenchida e com a assinatura de todos os autores

 

 

1.3 Autorização para a reprodução de fotos

 

 

2 Metadados da submissão

 

 

2.1 Título em português, sem abreviatura ou siglas – máximo 14 palavras

 

 

2.2 Nomes completos dos autores, alinhados à margem esquerda do texto

 

 

2.3 Identificação do autor correspondente com endereço completo, telefone e email

 

 

2.4 Identificação de todos os autores: profissão, titulação acadêmica mais recente e local de atuação profissional/instituição (sem abreviações ou siglas), cidade, estado, país e e-mails
2.4.1 Desejável – ORCID e URL Curriculum Lattes
2.4.2 Identificação da agência de fomento
2.4.3 Classificação do manuscrito: 
original, revisão (integrativa ou sistemática) ou relato de experiência

 

 

3 Página do Artigo

 

 

3.1 Resumo
3.1.1 Resumo 
português apenas
3.1.2 Espaço simples -  no máximo, 180 palavras
3.1.4 Estruturado: Objetivo(s), Método, Resultados e Conclusão

 

 

3.2 Palavras-chave
3.2.1 Palavras-chave: 
português, inglês e espanhol
3.2.2 Palavras-chave – 3 a 5 consultadas no DeCS

 

 

3.3 Manuscrito
3.3.1 Fonte 
em letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entre linhas, margens de 2,5 cm (direita, esquerda, superior e inferior)
3.3.2 Número de palavras conforme a classificação do original: artigo original (até 4.500 palavras); artigo de revisão – integrativa ou sistemática (até 4.500 palavras) e relato de experiência: até 2.000 palavras), incluindo o texto, tabelas, quadros, anexos, figuras e referências
3.3.3 Pesquisa quantitativa -  com: Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão, Conclusão  e Referências
3.3.4 Pesquisa qualitativa – com:  Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Discussão, Considerações Finais  e Referências
3.3.5 Introdução: breve, com definição do problema destacando a relevância do estudo e as lacunas do conhecimento
3.3.6 Objetivo:  Indica claramente aquilo que se pretende alcançar na pesquisa. Utiliza verbos no infinitivo
3.3.7 Método -  Pesquisa quantitativa: apresenta desenho, local do estudo, período, população ou amostra (critérios de inclusão e exclusão; análise dos resultados e estatística, aspectos éticos (número de aprovação ética quando aplicável)
3.3.8 Método -  Pesquisa qualitativa: apresenta referencial teórico-metodológico; tipo de estudo; categoria e subcategorias de análise; procedimentos metodológicos (hipóteses, cenário do estudo, fonte de dados, coleta e organização, análise) e aspectos éticos (número de aprovação ética quando aplicável)
3.3.9 Revisão integrativa: apresenta as 6 (seis) etapas:
3.3.9.1 Identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa
para a elaboração da revisão integrativa;
3.3.9.2 Estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/ amostragem ou busca na literatura;
3.3.9.3 Definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/ categorização dos estudos;
3.3.9.4 Avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa;
3.3.9.5 Interpretação dos resultados;
3.3.9.6 Apresentação da revisão/síntese do conhecimento
3.3.10 Revisão Sistemática: apresenta as etapas de:
3.3.10.1 Definição do seu propósito;
3.3.10.2 Formulação da pergunta;
3.3.10.3 Busca na literatura (Definição de critérios para selecionar os estudos: poder da evidência dos estudos; Execução da busca da literatura)
3.3.10.4 Avaliação dos dados
3.3.10.5 Análise e síntese de dados
3.3.10.6 Apresentação dos resultados
3.3.10.7 Os quadros sinóticos devem conter: referência do artigo selecionado, ano de publicação, delineamento e número de pacientes, intervenções, desfechos e indicador de qualidade do estudo
3.3.11 Resultados:
3.3.11.1
 Descrição clara e objetiva dos dados relevantes, sem interpretações ou comentários
3.3.11.2 Tabelas, Quadros, Figuras e Anexos: numeradas na sequência de apresentação do texto
3.3.11.3 Tabelas: em conformidade com as normas do IBGE
3.3.11.4 Figuras: O título se apresenta abaixo dela
3.3.11.5 Fotos: Tem a autorização da entidade e a devida citação da fonte
3.3.11.6 Tabelas, quadros, figuras, fotos e anexos – totalizam no máximo 5 (cinco)
3.3.12 Discussão:
3.3.12.1 
Está em item separado dos Resultados;
3.3.12.2 Dialoga com a literatura nacional e internacional;
3.3.12.3 Apresenta as limitações do estudo,
3.3.12.4 Descreve as contribuições para a área da enfermagem e saúde
3.3.13 Conclusão ou considerações finais:
Deve responder aos objetivos ou hipóteses do estudo, sedimentada nos resultados e discussão, coerente com o título e o método utilizado e com os objetivos propostos
3.3.14 Referências:
3.3.14.1 
Formato – estilo Vancouver
3.3.14.2 
Para artigos disponibilizados em português e inglês, deve ser citada a versão em inglês, com a paginação correspondente
3.3.14.3 Evitar: capítulos de livros, livros, dissertações e teses, a não ser que tragam o referencial teórico
3.3.14.4 Observar que ao menos 50% das citações, deve ter menos de cinco anos de publicação
3.3.14.5 Utilizar as citações primárias quando se refere a legislações, diretrizes, autores consagrados
3.3.14.6 Traz publicações de revistas nacionais e internacionais
3.3.14.7 As referências estão indicadas numericamente na sequência em que aparecem no texto, no qual precisam ser identificadas por números arábicos sobrescritos, sem parênteses e antes do ponto do parágrafo
3.3.14.8 As referências sequenciais, devem ser separadas por hífen; se forem aleatórias, a separação deve ser feita por vírgulas

 

 

4 Geral

 

 

4.1 Retirar das propriedades do documento eletrônico a identificação de autoria para que não haja identificação pelos avaliadores

   

 

Artigos Originais

Investigações resultantes de pesquisas que apresentem resultados inéditos, desenvolvidos com metodologia científica e com resultados e discussão que contribuam para a ciência da enfermagem e da saúde. O texto não deve exceder 4.500 palavras e 20 referências.

Artigos de Revisão

Análises abrangentes da literatura, compilando conhecimentos disponíveis sobre determinado tema de interesse para o desenvolvimento da Enfermagem. Devem ser baseados em bibliografia pertinente, atualizada, crítica e sistemática, enfatizando a delimitação do tema e as conclusões. Também devem ser redigidos segundo metodologia científica, sendo que a estrutura e as especificações gerais são as mesmas que as dos artigos originais e dos relatos de experiência.

Revisão integrativa — trata-se de um método de pesquisa que apresenta o resumo de estudos publicados gerando conclusões sobre um tema específico, seguindo seis etapas pré-estabelecidas, a saber: Identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; Estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/ amostragem ou busca na literatura; Definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/ categorização dos estudos; Avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; Interpretação dos resultados; Apresentação da revisão/síntese do conhecimento   O texto não deve exceder 4.500 palavras e sem limite de referências.

Revisão sistemática: método de pesquisa que visa a síntese rigorosa dos estudos originais, de várias metodologias com o objetivo de responder a uma questão específica considerada relevante para a prática profissional e para o conhecimento teórico da área. Descreve os passos para a busca dos estudos de forma detalhada, os critérios utilizados na seleção das publicações elencadas e os procedimentos utilizados para a síntese dos resultados dos estudos revisados, incluindo ou não metanálises, ou metassínteses. O texto não deverá exceder 4.500 palavras e sem limite de referências.

Relatos de Experiência

Descrições analíticas acerca da assistência de Enfermagem, utilizando o método de estudo de caso, abordando temas de interesse à atuação de enfermeiros no período perioperatório, no controle de infecção e no processamento de materiais relacionados à assistência à saúde, contendo análise de implicações conceituais ou descrição de procedimentos, apresentando estratégias de intervenção e evidência metodológica apropriada de avaliação da eficácia. A estrutura e as especificações gerais são as mesmas que as dos artigos originais. O texto não deverá exceder 2.000 palavras e no máximo  20 referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.