Construção coletiva de estratégias para um programa de educação permanente em transplante hepático
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800030002Palavras-chave:
Enfermagem, Centro CirúrgicoResumo
Objetivo: Identificar, junto à equipe de enfermagem, estratégias educativas para a composição de um plano de ações educacionais em transplante
hepático para a enfermagem do centro cirúrgico. Método: Pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, realizada em um hospital escola da região sul do
país, aprovada pelo comitê de ética em pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados: Participaram 16 integrantes da equipe de transplante hepático,
sendo que na análise de conteúdo emergiram três categorias: conhecimento de todo o processo de transplante hepático; apropriação dos cuidados de
enfermagem perioperatória em transplante hepático; e integração e qualificação da equipe interdisciplinar. Conclusão: Deseja-se que esta pesquisa sirva
de auxílio para outros centros transplantadores, sendo significativo o aprofundamento no que concerne à implantação do serviço com embasamento em
um referencial metodológico para alicerçar a prática, configurando-o como um instrumento científico para o desenvolvimento das atividades e a formação
de programas de educação permanente, de acordo com as necessidades das equipes que atuam com essa realidade.
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