Percepção do paciente cirúrgico hospitalizado sobre o cuidar em enfermagem e seus direitos
Palavras-chave:
direitos, paciente, cirurgia.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivos verificar a percepção dos pacientes cirúrgicos hospitalizados em relação aos seus direitos e analisar a assistência de Enfermagem a eles prestada. Trata-se de um studo exploratório, com abor dagem quanti-qualitativa, realizado com 15 pacientes na clínica cirúrgica, alas A e B, do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa (PB), em fevereiro de 2007. Para coleta dos dados foi utilizado um formulário de entrevista,atendendo aos objetivos do estudo. De acordo com os resultados, os participantes relataram como seu direito: o atendimento de suas necessidades, sendo isto possível devido ao laço de amizade entre profissionais e os pacientes, permitindo o respeito à sua individualidade. Concluímos que a Enfermagem, através de uma assistência de qualidade, conhece e respeita os direitos dos pacientes.
Referências
Angher AJ. Vade Mecum: acadêmico de direito. São Paulo: RideeI; 2004.
Smeltzer SC, Bate BG. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico- cirúrgica. 9^ cd. Itio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
Boff L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Rio de
Janeiro: Sextante; 1999.
Waldow VR. Examinando o conhecimento na enfermagem. In: Meyer DE, Waldow VR, Lopes MJM. Marcas da diversidade: sabercs c lazeres da enfermagem contemporânea. Porto Alegre:Artes Médicas; 1998. p. 53-85.
Trevizan MA, Mendes lAC, Lourenço MR, Shinyashiki GT. Aspectos
éticos na ação gerencial do enfermeiro. Rev Latino-Am Enfcrm [periódico na Internt]. 2002 jan. [citado 2006 Ago. 20];10(1). Disponível em: http://
www.scieIcj.br/rIae
Gaudercr EC. Os direitos do paciente: um manual de sobre'i ência. Rio de Janeiro: Record; 1995.
Black JM, Matassarin-Jacobs E. Luckman & Sorensen Enfermagem
médico-cirúrgica: uma abordagem psicofisiológica. 4^ ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan; 1996.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 196/96. Diretrizes e normas regtilamentadoras de pesc]uisa envolvendo seres humanos. Brasília; 1996.
Lefévre F, Lefére AMC.. Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque
em pesquisa qualitati a. Caxias do Sul: EDUCS; 2005.
Gotardo GIB. Nos bastidores da enfermagem a arte de cuidar como es
sência. Rev enferm UFiRJ. 2002;10(2): 146-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.