A contribuição da pesquisa científica para uma assistência de Enfermagem segura
Resumo
Errar é humano. Ainda estamos longe de alcançar a perfeição, mas,ria área da saúde, a tolerância ao erro é zero, pois nosso objetivoé cuidar do ser humano, no sentido mais amplo da palavra, e nãocausar prejuízo. Isso porque, em nossa atividade, o erro podeocasionar iatrogenias, eventos adversos e danos irreversíveis àsaúde dos pacientes.
A nossa premissa é tornar a prática da assistência de Enfermagemcada vez mais atualizada e consequentemente mais segura, e menosvulnerável aos erros. Procuramos sempre destacar as pesquisas quemostram os pontos críticos e as propostas para as melhores práticasna assistência prestadas aos pacientes através da divulgação científicae educação continuada.
Nesta edição, destaca-se o artigo Atividades de Enfermagem com Potencial para Desencadear Falhas naAssistência de Enfermagem Transoperatóría. Nele, as autoras verificaram que a anotação de Enfermageminadequada é a atividade com maior potencial para desencadear falhas nesse tipo de trabalho.
O registro das informações da equipe de Enfermagem tem merecido atenção no meio acadêmico.No artigo sobre Implantação de um Instrumento de Coleta de Dados Perioperatórios, os autorespropõem um modelo de formulário simples e prático de registro das informações em todas as fases daSistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP).
Outro ponto abordado pelo meio acadêmico na presente edição é a expectativa de pacientes comrelação aos procedimentos cirúrgicos. Os autores dão sua contribuição sobre o tema com o artigoAnsiedade e Medo: Diagnóstico de Enfermagem Aplicado no Pré-operatório doPaciente Cardíaco. O artigo mostra como o esclarecimento prévio pode influenciara forma como os pacientes cardiopatas encaram esse tipo de cirurgia.
Por fim, um artigo aborda a inteligência emocional dos acadêmicos em uma matériaespecífica relatando os Sentimentos dos Alunos de Graduação Frente à DisciplinaEnfermagem em Centro Cirúrgico, uma experiência positiva de aprendizado.
Acompanhem também as novidades sobre o 9° Congresso da SOBECC, queserá realizado de 17 a 21 de julho, em São Paulo. Trata-se de um dos principaiseventos para atualização e reciclagem profissional da nossa área.
Uma boa leitura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.