A contribuição da pesquisa científica para uma assistência de Enfermagem segura

Autores

  • Jeane Apatecicla Gonzalez Brorizatti
  • Rita de Cássia Burgos de Oliveira Leite

Resumo

Errar é humano. Ainda estamos longe de alcançar a perfeição, mas,ria área da saúde, a tolerância ao erro é zero, pois nosso objetivoé cuidar do ser humano, no sentido mais amplo da palavra, e nãocausar prejuízo. Isso porque, em nossa atividade, o erro podeocasionar iatrogenias, eventos adversos e danos irreversíveis àsaúde dos pacientes.
A nossa premissa é tornar a prática da assistência de Enfermagemcada vez mais atualizada e consequentemente mais segura, e menosvulnerável aos erros. Procuramos sempre destacar as pesquisas quemostram os pontos críticos e as propostas para as melhores práticasna assistência prestadas aos pacientes através da divulgação científicae educação continuada.
Nesta edição, destaca-se o artigo Atividades de Enfermagem com Potencial para Desencadear Falhas naAssistência de Enfermagem Transoperatóría. Nele, as autoras verificaram que a anotação de Enfermageminadequada é a atividade com maior potencial para desencadear falhas nesse tipo de trabalho.
O registro das informações da equipe de Enfermagem tem merecido atenção no meio acadêmico.No artigo sobre Implantação de um Instrumento de Coleta de Dados Perioperatórios, os autorespropõem um modelo de formulário simples e prático de registro das informações em todas as fases daSistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP).
Outro ponto abordado pelo meio acadêmico na presente edição é a expectativa de pacientes comrelação aos procedimentos cirúrgicos. Os autores dão sua contribuição sobre o tema com o artigoAnsiedade e Medo: Diagnóstico de Enfermagem Aplicado no Pré-operatório doPaciente Cardíaco. O artigo mostra como o esclarecimento prévio pode influenciara forma como os pacientes cardiopatas encaram esse tipo de cirurgia.
Por fim, um artigo aborda a inteligência emocional dos acadêmicos em uma matériaespecífica relatando os Sentimentos dos Alunos de Graduação Frente à DisciplinaEnfermagem em Centro Cirúrgico, uma experiência positiva de aprendizado.
Acompanhem também as novidades sobre o 9° Congresso da SOBECC, queserá realizado de 17 a 21 de julho, em São Paulo. Trata-se de um dos principaiseventos para atualização e reciclagem profissional da nossa área.
Uma boa leitura.

Downloads

Publicado

2009-07-01

Como Citar

Brorizatti, J. A. G., & Leite, R. de C. B. de O. (2009). A contribuição da pesquisa científica para uma assistência de Enfermagem segura. Revista SOBECC, 14(2), 4. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/360

Edição

Seção

Editorial