Reestruturação e preparo dos kits cirúrgicos para a implantação de um programa informatizado
Palavras-chave:
Centro Cirúrgico, informática em saúde, reestruturação hospitalar.Resumo
Este estudo foi realizado no Centro Cirúrgico do Hospital Univer sitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) e teve, como objetivo, reestruturar os kits cirúrgicos para a implantação de um sistema de informa tização de suprimento de ma te riais. Para a reestruturação dos 1 52 kits existentes, promovemos modificações em seu conteúdo, em sua metodologia de listagem e em seu mecanismo de acondicionamento dos materiais. Após tais medidas, conseguimos reduzir esse total para 90 kits, atendendo às mesmas cirurgias e proporcionando maior organização do trabalho, redução do tempo de desmontagem da sala de cirurgia e maior controle do consumo de mat eria is. Enfim, pudemos preparar os kits para o sistema de informatização de suprimentos que estava então sendo desenvolvido na in stitu ição.
Referências
Francisco IMF, Castilho V. A Enfermagem e o gerenciamento de custos . Rev Esc Enferm USP. 2002; 36 (3) :2 40 -4.
Dutra DMPS, Neves A P. Administração de materiais no setor público [texto na Internet]. [Citado em maio de 20 00 ]. Disponível em: http:/
/ www.belohorizonte.mg.gov.br/
Castilho V, Leite MMJ. A administração de recursos materiais na En fe rm ag e m . l n : Kurcgant P. Administração em En ferm agem. São Paulo: EPU; 199 1 . P.73-88.
Ürtiz DCF, Gaidzinski RR . O custo do material de consumo na visão dos
profissionais de Enferm agem. Nursing (São Paulo). 19 99; 2(1 8) :28 -34.
Siqueira HM. Economia aplicada na Enfermagem hosp ita la r. En foq ue. 19 8 5;1 3(2) :33.
Campos LF, Angerami ELS. Custos em En ferm agem: revisão da lite ratu ra. Nursing (São Paulo). 2004;71 (7):30- 4.
Cezaro IM, Baptistella MS . Montagem e conferência de material cirúrgico. Rev SOBECC 1998; 3(3) :26 .
Horr L, Cipriano ZM, Rabello ES. Proposta de controle de material de co nsum o . Rev Gaúcha En fe rm . 1989;10(1 ):25
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.