Saúde do trabalhador de enfermagem diante do trabalho em Centro Cirúrgico
Palavras-chave:
- Enfermagem, Centro Cirúrgico, saúde ocupacionalResumo
Realizamos uma pesquisa qualitativa e descritiva com 1 5 traba lhadores de Enfermagem, entre enfer meiros, técnicos e auxiliares, que atuavam no Centro Cirúrgico de um hospital público de Joinville (SC) . O estudo teve o objetivo de conhecer o impacto do trabalho em Centro Cirúrgico sobre a saúde do profissional de Enfermagem, identificar as situações de exposição a riscos e propor medidas de cu idado . A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e de entrevistas individuais. Os resultados indicaram elevada ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, assim como a referência de afecções osteo musculares, obesidade, depressão, varizes e gast rite . Percebemos que os traba lhadores estavam expostos a vários riscos ocupacionais e que sua saúde sofria ainda influência da organização do t ra ba lho. A pesquisa evidenciou a necessidade premente da promoção de ações educativas no sentido de sensibilizar as pessoas para os riscos ocupacionais e para intervenções voltadas à melhoria das condições sob as quais o profissional de Enfermagem exerce suas at ividadesReferências
Marziale M H P. Segurança no trabalho de Enferm agem. Rev Latino Am. Enfermagem 2000; 8(2) :1 .
Capella BB . Uma abordagem sócio humanista para um "modo de fazer" o trabalho de En ferm agem. Pelotas: Universitária/UFPEL; 1 998 .
Barbosa DB, Soler ZASG. Afastamentos do trabalho na En ferm ag em : ocorrências com trabalhadores de um hospital de ensino. Rev Latin o-Am. Enfermagem 200 3; 11 (2):1 7 7-83.
Reis RJ, La Rocca PF, Silveira AM, Lopez Bonilla IM, Navarro i Giné A, Martin M. Fatores relacionados com o absenteísmo por doença em profissionais de En ferm agem . Rev Saúde Pública 2003; 37(5) :616- 23 .
Mendes R, Dias EC. Saúde dos trabalhadores. ln: Rouquayrol MZ, Almeida F N . Epidemiologia & sa úde . Sª ed. Rio de J an eir o: Medsi; 1 99 9 .
Bardin L. Análise de conteúdo .Lisboa: Edições 70; 1995.
Gurgueira GP, Alexandre NMC, Correa Filho H R. Prevalência de sintomas musculoesqueléticos em trabalhadoras de En fermag em. Rev Lat ino-A m. Enfermagem 2003; 11 (5) :60 8-1 3.
Schoen FJ, Cotran RS. Vasos sangüín eos. ln: Cotran RS, Kumar
V, Collins T. Robb ins: patologia estrutural e funcional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000 .
Marziale MHP, Rodrigues CM. A produção científica sobre os acidentes de trabalho com material perfurocortante entre trabalhadores de En fermag em. Rev Lat ino-A m. Enfermagem 2002; 10(4) :571 -7.
Lacerda RA. Controle de infecção em Centro Cirúr gico: fatos, mitos e controvérsias. São Paulo: Atheneu; 200 3.
Braga EM, Sangiuliano LA, Silva MVG, Silva MJP. A comunicação em grupo entre profissionais de saúde. Nursing (São Paulo) 2004; 7 3(7) :36-41
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.