Avaliação do instrumento de registro na sala de recuperação anestésica por alunos de graduação em enfermagem

Autores

  • Wagner Antonio Fiorini Enfermeiro da Unidade Coronariana do Hospital Evangélico Samaritano de Campinas (SP
  • Raquel Machado Cavalca Coutinho Doutora em Ciências pela UNIFESP e coordenadora do curso de Enfermagem da UNIP de Campinas (SP).

Palavras-chave:

Comunicação, estudantes de Enfermagem, Recuperação Anestésica

Resumo

Realizamos uma pesquisa com o objetivo de verificar a opinião dos alunos do quarto semestre de graduação em Enfermagem quanto à adequação de um instrumento  proposto  para  o  registro das ações do enfermeiro na sala de Recu­ peração Anestésica, baseado  no Sistema de Assistência de Enfermagem Perio­ peratória (SAEP). No  total,  7 7  acadê­ micos participaram do estudo, no qual utilizamos o  método  exploratório-des­ critivo simples para a análise quantitativa dos dados em uma in stituição de saúde privada do município de Campinas.  A maioria dos sujeitos destacou a importância do instrumento para a transmissão das informações para o enfermeiro que recebe o paciente  nas  Unidades  de  Internação, de forma que ele possa continuar o planejamento e as  intervenções.  Na opinião deles, esse  registro  ainda possibilita a prevenção  de  complicações no pós-operatório imediato e mediato, proporcionando uma recuperação mais segura e confortável ao indivíduo em tratamento e minimizando os riscos,  o tempo e o custo da internação hospitalar. Verificamos, por meio desta pesquisa, que o instrumento proposto foi apontado pela maioria como um recurso imprescindível na assistência prestada na Recuperação Anestésica. Constatamos, assim, que a maior parte dos alunos assinalou como uma experiência positiva  a  passagem  de plantão embasada  no instrumento,  o qual permite a avaliação das condições do paciente e documenta as ações da Enfermagem.

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Publicado

2005-07-01

Como Citar

Fiorini, W. A., & Coutinho, R. M. C. (2005). Avaliação do instrumento de registro na sala de recuperação anestésica por alunos de graduação em enfermagem. Revista SOBECC, 10(2), 25–32. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/306

Edição

Seção

Artigos Originais