Satisfaction of nursing undergraduates with hybrid surgical nursing teaching during the COVID-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429990%20

Keywords:

Nursing, Teaching, Pandemics, Personal satisfaction

Abstract

Objective: To evaluate the satisfaction of undergraduate nursing students who attended the surgical nursing curricular unit in relation to remote theoretical teaching, simulation, and practical activities during the COVID-19 pandemic. Methods: A cross-sectional, quantitative study, conducted on a population of undergraduate nursing students. An electronic Google forms questionnaire was distributed, which included an informed consent form and three instruments: one addressing sociodemographic variables; one to evaluate remote theoretical, simulation, and practical activities; and another to evaluate satisfaction with simulation activities. Results: Among the 40 undergraduates, 100% had internet access, 90% were female, average age was 23.72 years old, the majority evaluated the contents of the remote theoretical classes as excellent and very good; 42.5% preferred both types of synchronous and asynchronous classes; the majority strongly agreed that the realistic simulations and the content selected for the simulations contributed to their learning, and the majority considered the practical activities to be good or excellent. Conclusion: Nursing students were satisfied with the simulation activities, remote theoretical classes, and practical classes at the hospital.

Author Biographies

Eliana Cavalari Teraoka, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil.

Doutor em Ciências, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP (2014). Mestre em Ciências, EERP-USP (2010). Bacharel em Enfermagem, pela EERP-USP (2007). Enfermeira (Técnico Administrativo em Educação) na Escola Paulista de Enfermagem (EPE-UNIFESP), Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Disciplina de Enfermagem Cirúrgica desde agosto 2016. Vice-Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia e Tutora da Enfermagem. Linha de pesquisa: Processo de cuidar do adulto com doenças agudas e crônico-degenerativas: doenças cerebrovasculares, adesão ao tratamento.

Graciana Maria de Moraes Coutinho, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Possui mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2010) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Atualmente é enfermeiro da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: centro cirúrgico, centro de material e esterilização, infecção relacionada à assistência à saúde, enfermeiro, profissionais de enfermagem, revisão integrativa de literatura e conhecimento.

Edvane Birelo Lopes De Domenico, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, EEUSP (1999), Doutora em Enfermagem pela EEUSP (2003), Livre-Docente pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2020). Professora Associada, Livre -Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, campus São Paulo, UNIFESP. Possui experiência técnica e em pesquisa na área de Oncologia e Enfermagem na Saúde do Adulto; Educação Profissional e em Saúde. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP. Consultora Ad Hoc do CNPq desde agosto de 2019. Linhas de Pesquisa: Gestão; Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem, Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde e Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde (FMPTES). Orientadora do Programa de Mestrado Profissional do CEDESS - UNIFESP, linha: Educação em Saúde na Comunidade. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE (cadastrado no CNPq). Coordenadora da Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo - UNIFESP. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer.

Bartira de Aguiar Roza, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Professora Associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Graduada em enfermagem, residência em enfermagem cirúrgica, pela Escola Paulista de Medicina. Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Enfermagem-EPE-Unifesp. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE-Unifesp. Pesquisadora 2 do CNPq. Líder do Grupo de Estudos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos - GEDOTT/CNPq. Experiência na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, com ênfase em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Foi membro do Conselho Estratégico do Hospital São Paulo - HU-Unifesp. Editor Associado da Revista Acta Paulista de Enfermagem EPE/Unifesp e membro do Corpo Editorial do Brazilian Journal of Transplantation( BJT). Membro do Departamento de Coordenação em Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos - ABTO. Membro - International Transplant Nursing Society (ITNS). Membro - The Transplantation Society (TTS). Membro titular da Comissão Permanente de Biovigilância da ANVISA. Em 2018, passa a coordenar o projeto BRA /10/008 - Implantação do Sistema Nacional de Biovigilância, junto à ANVISA, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD). Em 2020, ganha, em colaboração com Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), com a São Rafael Indústria e Comércio Ltda, e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) ligado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento ? SAA do Estado de São Paulo; o edital SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação ? 04/2020 Tecnologias 4.0, linha de pesquisa Saúde 4.0, com o projeto "Embalagem Autônoma Inteligente para Cadeia Fria de Sistemas de Saúde", no que diz respeito ao transporte seguro de produtos de origem humana, especialmente órgãos, tecidos e células para transplante, em 12 lugar na classificação geral e 8º lugar na área da saúde. Em novembro de 2021 inicia consultoria com OPAS-Washington para ?subsidiar tecnicamente a gerência de hemo e biovigilância e vigilância pós-uso de alimentos, cosméticos e produtos saneantes da anvisa, no que se refere a elaboração do capítulo de biovigilância-conceitos básicos e ao plano de trabalho para a construção do módulo de biovigilância do curso opas fortalecimiento de la gobernanza sobre el sistema nacional de donación y trasplante?. Em 2022 Pesquisadora CNPq. Membro - The Canadian Donation and Transplantation Research Program - Canada. Em 2023, por meio de edital Capes Print participa de projetos de apoio Estrategia y Plan de Acción sobre Donación y acceso equitativo al Trasplante de Órganos, Tejidos y Células 2019-2030 na PAHO/WHO em Washington D.C.

Rita Simone Lopes Moreira, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. Possui Doutorado em Ciências da Saúde pela disciplina de Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2014); Mestrado em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (1999 ); Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1988). Membro do Conselho Universitário da UNIFESP - gestão 2024-2026. Vice- Coordenadora do Programa de Cardiologia da Residência Multiprofissional da UNIFESP. Experiência na área de Enfermagem, com pacientes cardiopatas clínicos e cirúrgicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Multidisciplinaridade e interprofissionalidade na Cardiologia, Tecnologia e Inovação para o cuidado em saúde. Líder do Grupo de Assistência, Ensino e Pesquisa Interdisiciplinar e Inovação em Saúde GAEPIIS vinculado ao CNPq . Vice-Chefe da Disciplina de Enfermagem Cirúrgica do Departamento de Enfermagem Clinica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. Atua com orientadora permanente no Programa de Pós graduação Strictu Senso da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP nas bLinhas de Pesquisa: Gestão; Gerenciamento e Educação em Saúde e Enfermagem, Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde e Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde (FMPTES).. Membro da Sociedade Brasileira e Europeia de Cardiologia e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde. Membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Inovação em Saúde do CT-Saúde Digital da RNP. Possui diversos registros em plataformas de revisão de literatura na Prospero e OSF

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Published

2024-12-10

How to Cite

Teraoka, E. C., Coutinho, G. M. de M., De Domenico, E. B. L., Roza, B. de A., & Moreira, R. S. L. (2024). Satisfaction of nursing undergraduates with hybrid surgical nursing teaching during the COVID-19 pandemic. Revista SOBECC, 29. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429990

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