Transição do cuidado do receptor de fígado: conteúdo para jogo educativo
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429993Palavras-chave:
Cuidado transicional, Educação em enfermagem, Educação em saúde, Tecnologia educacional, Transplante de fígadoResumo
Objetivo: Explorar, por meio das experiências dos receptores, quais informações sobre cuidados no pós-operatório são percebidas como cruciais para serem incluídas em um jogo educativo, com o intuito de fortalecer os cuidados domiciliares. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com paradigma interpretativo. Ancorado na teoria do autocuidado de Dorothea Orem e realizado em hospital referência no transplante hepático, localizado no Sul do Brasil, com pacientes submetidos a transplante hepático entre 2019 e 2021. O levantamento das informações foi obtido por roteiro semiestruturado, contendo duas questões abertas. As informações foram transcritas e submetidas às etapas da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Participaram do estudo 12 receptores. A indicação do transplante estava relacionada ao vírus C em quatro casos. O tempo médio em lista foi de dois meses e o valor médio do Model for End-stage Liver Disease de 14,75. Os resultados foram organizados em três categorias: fragilidades nos cuidados domiciliares com a monitorização da glicemia, insegurança no uso da insulinoterapia no domicílio pós-transplante e dificuldades no acesso e no uso de imunossupressores. Conclusão: As principais necessidades de informações sugeridas para o jogo estão direcionadas ao uso do aparelho de glicemia, de insulina e dos medicamentos. Os dados coletados no estudo forneceram informações para desenvolver o conteúdo de um jogo educacional.
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