Transição do cuidado do receptor de fígado: conteúdo para jogo educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429993

Palavras-chave:

Cuidado transicional, Educação em enfermagem, Educação em saúde, Tecnologia educacional, Transplante de fígado

Resumo

Objetivo: Explorar, por meio das experiências dos receptores, quais informações sobre cuidados no pós-operatório são percebidas como cruciais para serem incluídas em um jogo educativo, com o intuito de fortalecer os cuidados domiciliares. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com paradigma interpretativo. Ancorado na teoria do autocuidado de Dorothea Orem e realizado em hospital referência no transplante hepático, localizado no Sul do Brasil, com pacientes submetidos a transplante hepático entre 2019 e 2021. O levantamento das informações foi obtido por roteiro semiestruturado, contendo duas questões abertas. As informações foram transcritas e submetidas às etapas da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Participaram do estudo 12 receptores. A indicação do transplante estava relacionada ao vírus C em quatro casos. O tempo médio em lista foi de dois meses e o valor médio do Model for End-stage Liver Disease de 14,75. Os resultados foram organizados em três categorias: fragilidades nos cuidados domiciliares com a monitorização da glicemia, insegurança no uso da insulinoterapia no domicílio pós-transplante e dificuldades no acesso e no uso de imunossupressores. Conclusão: As principais necessidades de informações sugeridas para o jogo estão direcionadas ao uso do aparelho de glicemia, de insulina e dos medicamentos. Os dados coletados no estudo forneceram informações para desenvolver o conteúdo de um jogo educacional.

Biografia do Autor

Ariadne Matzembacher da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina (NUPEQUIS-FAM SC). Voluntária do Projeto de Extensão intitulado "Planejamento da alta hospitalar do paciente submetido ao transplante hepático: transição do cuidado entre hospital e domicílio". Membro do Laboratório de Produção, Inovação e Pesquisa em Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem (LAPETEC/GIATE).

Neide da Silva Knihs, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Doutorado em Ciências da Saúde-Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, membro do Grupo de Pesquisa em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante- GEDOTT. Membro LAPETEC/GIATE- Laboratório de Produção Tecnológica em Saúde e Grupo de Pesquisa Clínica Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PEN da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem - Modalidade Profissional.

Sibele Maria Schuantes Paim, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil.

Graduada em Enfermagem (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Ciências (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo; Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo; Membro do Grupo de Estudos em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (GEDOTT); Membro Internacional do Canadian Donation and Transplantation Research Program (CDTRP); Membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Aline Lima Pestana Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC) (2015), com período sanduíche na Kent State University College of Nursing (EUA). Mestre em Enfermagem pelo PEN/UFSC (2011). Especialista em Clínico-Cirúrgica pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (2010). Enfermeira graduada pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2007). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve projetos no Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Tem experiência na área da enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: Gerência do cuidado de enfermagem; Qualidade do cuidado; Pensamento Lean na Saúde; Cultura de Segurança do paciente; Cuidado do adulto em situações críticas e cirúrgicas; Processo de doação e transplantes de órgãos.

Vitória Carolini Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda pela UFSC, membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Cuidando e Confortando (C&C) e vice presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica (LAENP) da UFSC. 

Juliana Trierveiler, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Enfermeira, Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem - UFSC. Cursando MBA em Gestão em Saúde - IPOG, Especialista em Urgência,Emergência e Atendimento Pré Hospitalar, Graduação em Enfermagem pela UNIVALI.Atuação e Experiência profissional de mais de 10 anos em gestão de saúde e de grandes equipes. Alem de destaque no atendimento ao paciente em cuidados críticos, nos segmentos de Urgência, Emergência, Pré Hospitalar e UTI. Ampla experriencia no desenvolvimento de capacitações, treinamentos, gestão de confitos, gestão de insumos e planejamento estratégico em saúde. Atualmente voltada para desenvolvimento do projetos de gestão e consultoria na saúde.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Matzembacher da Silva, A., Knihs, N. da S., Paim, S. M. S., Lima Pestana Magalhães, A., Gomes, V. C., & Trierveiler, J. (2024). Transição do cuidado do receptor de fígado: conteúdo para jogo educativo. Revista SOBECC, 29. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429993

Edição

Seção

Artigos Originais