Construção e validação de cartilha educativa para o preparo de produtos para saúde
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429966%20Palavras-chave:
Materiais de ensino, Esterilização, Enfermagem, Estudo de validaçãoResumo
Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa para o preparo de produtos para saúde pela equipe de Enfermagem no Centro de Materiais e Esterilização. Método: Estudo metodológico realizado em quatro etapas: diagnóstico situacional, revisão da literatura, construção da cartilha educativa e validação do conteúdo por seis juízes especialistas e 13 representantes do público-alvo. A análise de dados considerou o índice de validade de conteúdo acima de 0,80 e o teste exato de distribuição binomial com nível de significância de 5%. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo apresentou uma média de 0,99. Em relação ao público-alvo, a validação da cartilha educativa obteve pontuação que variou de 92,3 a 100% entre as seis categorias de avaliação. Conclusão: A cartilha foi validada e mostrou-se confiável para ser utilizada pela Enfermagem como uma ferramenta de educação voltada ao preparo de produtos para saúde.
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