Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória na segurança do paciente: revisão integrativa

Autores

  • Marielli Trevisan Jost Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre https://orcid.org/0000-0002-9400-5149
  • Karin Viegas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Rita Catalina Aquino Caregnato Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800040009

Palavras-chave:

Sistematização da Assistência, Enfermagem Perioperatória, Centro Cirúrgico, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Conhecer a abordagem de artigos científicos sobre a sistematização da assistência de enfermagem perioperatória relacionada à segurança do
paciente. Método: Revisão integrativa com buscas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, da National Library of Medicine (PubMed) e dos periódicos da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Artigos avaliados conforme o nível de evidência utilizando o instrumento de avaliação
proposto pela Joanna Briggs Institute (JBI). Resultados: Identificaram-se dez artigos, sendo oito publicados em periódicos nacionais e dois em internacionais. Os estudos
foram classificados conforme níveis de evidência (NE): três com NE 5 e sete com NE 6. Conclusões: Consideram-se poucas as publicações sobre sistematização
da assistência de enfermagem perioperatória relacionada à segurança do paciente. Os artigos selecionados apresentam baixo nível de evidência e a abordagem
direciona-se à segurança do paciente, restringindo-se à utilização do checklist e implementação da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória.

Biografia do Autor

Marielli Trevisan Jost, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestranda do Programa de Pós Gradução em Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. 

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006), pós-graduação em Centro Cirúrgico pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e pós-graduação em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde (2011). Enfermeira do Centro Cirúrgico Sarmento Barata do Hospital Santa Clara na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Karin Viegas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Gestão empresarial pela FGV/RS e em gerenciamento de serviços de enfermagem pela UFRGS, Graduada em Enfermagem Obstétrica e Habilitação Licenciatura em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor permanente do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem da UNISINOS. Professora do curso de graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Unisinos. Pesquisador do Curso de Pós-Graduação de Gerontologia da Universidade Aberta da Terceira Idade - UEA em Manaus-AM. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Enfermagem da UFCSPA

Rita Catalina Aquino Caregnato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2008), Mestre em Enfermagem pela UFRGS (2002), Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1993), Especialista em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1983) e Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (1981). Professora Adjunta III da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) participa como professora permanente em dois Programas de Mestrados Profissionais: 1) Ensino na Saúde; e 2) Enfermagem. Atua também como professora e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde (REMIS) no Programa de Terapia Intensiva, da UFCSPA/ISCMPA e na Graduação de Enfermagem. Pesquisadora, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFCSPA, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Práxis de Enfermagem (GEPPEN) e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância no Ensino das Áreas da Saúde, ambos da UFCSPA. Vice-coordenadora da COREMU UFCSPA/ISCMPA. Atuou como enfermeira assistencial na área hospitalar por 22 anos. Tem experiência nas áreas de Clínico-Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar (CIH), Centro Cirúrgico (CC), Centro de Materiais e Esterilização (CME), Segurança do paciente e Ensino na saúde. Pesquisa desenvolvidas na área da: enfermagem, educação, centro cirúrgico, segurança do paciente, controle e prevenção de infecção e adulto crítico.

Referências

Viana VO, Pires PS. Validação de instrumento de sistematização da assistência de enfermagem. Rev Enferm Atenção Saúde. 2014;3(20:64-75.

Lourenção DCA, Tronchin DMR. Segurança do paciente no ambiente cirúrgico: tradução e adaptação cultural de instrumento validado. Acta Paul Enferm. 2016;29(1):1-8.

Ferrari D, Costa AEK, Pissaia LF, Moreschi C. A visão da equipe de enfermagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital de médio porte. Cad Pedagógico. 2016;13(3):109-16.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, e dá outras providências. Brasília, DF: COFEN; 2009.

Carvalho R, Bianchi ERF. Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação. 2ª ed. Barueri: Manole; 2016.

Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Práticas recomendadas. 7. ed. São Paulo: SOBECC; 2017.

Organização Mundial da Saúde. Segundo desafio global para a segurança do paciente: manual - cirurgias seguras salvam vidas (orientações para cirurgia segura da OMS). Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2009.

Joint Commission Intermational. Manual de padrões de acreditação da Joint Commission International para hospitais. EUA: Joint Commission International; 2011.

Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2013.

Ministério da Saúde (BR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Brasília, DF: ANVISA; 2013.

Organização Nacional de Acreditação. O que é acreditação [Internet]. 2017 [citado 2017 out 01]. Disponível em: http://www.ona.org.br/.

Henriques AHB, Costa SS, Lacerda LS. Assistência de enfermagem na segurança do paciente cirúrgico: revisão integrativa. Cogitare Enferm. 2016 Out/Dez;21(4):01-09.

Martins FZ, Dall’Agnol CM. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerencias. Rev Gaúcha Enferm. 2016 Dez;37(4):e56945.

Miranda AL, Carvalho AKO, Lopes AAS, Oliveira VRC, Carvalho PMG, Carvalho HEF. Contribuição da enfermagem à segurança do paciente: revisão integrativa. Rev Sonare. 2017 Jan/Jun;16(1):109-17.

Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira GA Jr, Almeida RGS, Pedersoli CE. Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. Rev Latino-Am Enfermagem. 2017;25:e2916.

Cunha PLP, diretor. Manual revisão bibliográfica sistemática integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte: Grupo Ãnima; 2014.

Vernaya M, McAdam J. The effectiveness of probiotics in reducing the incidence of Clostridium difficile associated diarrhea in elderly patients: a systematic review protocol. JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports. 2015 Aug;13(8):79-91. doi 10.11124/jbisrir-2015-2197.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2nd ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2011.

Pancieri AP, Santos BP, Avila MAG, Braga EM. Checklist de cirurgia segura: análise da segurança e comunicação das equipes de um hospital escola. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(1):71-8.

Guzzo GM, Guimarães SM, Magalhães AMM. Efeitos e desafios da implantação de um sistema de verificação de segurança cirúrgica: revisão integrativa. J Nurs Health. 2014;4(2):155-64.

Amaya MR, Maziero ECS, Grittem L, Cruz EDA. Análise do registro e conteúdo de checklists para cirurgia segura. Esc Anna Nery. 2015 Abr/Jun;19(2):246-51.

Elias ACGP, Schmidt DRC, Yonekura CSI, Dias AO, Ursi ES, Silva RPJ, Feijó VBER. Avaliação da adesão ao checklist de cirurgia segura em hospital universitário público. Rev SOBECC. 2015 Jul/Set;20(3):128-33.

Grittem L, Meier MJ, Peres AM. Sistematização da assistência perioperatória: uma pesquisa qualitativa. Online Braz J Nurs. 2009;8(3):65.

Gonçalves RMDA, Pereira MER, Pedrosa LAK, Silva QCG, Abreu RMD. A comunicação verbal enfermeiro-paciente no perioperatório de cirurgia cardíaca. Cienc Cuid Saúde. 2011 Jan/Mar; 10(1):27-34.

Umann J, Guido LA, Linch GFC, Freitas EO. Enfermagem perioperatória em cirurgia cardíaca: revisão integrativa da literatura. Rev Min Enferm. 2011 Abr/Jun;15(2): 275-81.

Klein AGS, Bitencourt JVOV, Dal Pai D, Wegner W. Registros de enfermagem no período perioperatório. Rev Enferm UFPE on line. 2011 Jul;5(5):1096-104.

Adamy EK, Tosatti M. Sistematização da assistência de enfermagem no período perioperatório: visão da equipe de enfermagem. Rev Enferm UFSM. 2012 Maio/Ago; 2(2):300-10.

Santos MC, Rennó CSN. Indicadores de qualidade da assistência de enfermagem em centro cirúrgico: revisão integrativa da literatura. Rev Adm Saúde. 2013;15(58):27-36.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Jost, M. T., Viegas, K., & Caregnato, R. C. A. (2018). Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória na segurança do paciente: revisão integrativa. Revista SOBECC, 23(4), 218–225. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800040009

Edição

Seção

Artigos de Revisão