Metodologias ativas na formação em enfermagem perioperatória

Autores

  • Ana Graziela Alvarez
  • Juliana Balbinot Reis Girondi
  • Neide da Silva Knihs

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800010001

Resumo

Editorial

Biografia do Autor

Ana Graziela Alvarez

Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Juliana Balbinot Reis Girondi

Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Neide da Silva Knihs

Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União 09 nov. 2001; Seção 1.

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas. 2011;32(1):25–40.

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, Moreira T, Hoffmann LMA. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva. 2008; 13(Suppl.2):2133-44.

Borges TS, Alencar G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Revista Cairu. 2014; 3(4):119-43.

Bacich L, Moran J, organizadores. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Série Desafios da Educação. Porto Alegre: Penso; 2018.

Amante LN, Girondi JBR, Maia ARCR, Nascimento KC, Knihs NS. Cuidado de enfermagem no período perioperatório: intervenções para a prática. Curitiba: CRV; 2016.

HermidaPMV, Barbosa SS, Heidemann ITSB. Metodologia ativa no ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. RevEnferm UFSM. 2015; 5(4):683-69.

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Alvarez, A. G., Girondi, J. B. R., & Knihs, N. da S. (2018). Metodologias ativas na formação em enfermagem perioperatória. Revista SOBECC, 23(1), 1–2. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800010001

Edição

Seção

Editorial