A SOBECC ESTA EM FESTA!
Resumo
Estamos envelhecendo! Apesar desta constatação assustar muitas pessoas, preferimos
usufruir o que o envelhecimento nos proporciona: sabedoria, conhecimento e
experiência. Éisso que estamos sentindo em relação àSOBECC. Nodia 4 de setembro
nossa Associação fez 18 anos, cresceu muito e crescerá cada vez mais com a constante
participação de colegas como você. Nesta edição, publicamosquatro pesquisas inéditas, que discutem relevantes e diferentes temas envolvendo assistência ao cliente cirúrgico, atividade administrativa do enfermeiro no bloco cirúrgico e procedimentos de proteção anti-infecciosa.
O artigo Percepção do Paciente Cirúrgico Hospitalizado sobre o Cuidar em Enfermagem e seus Direitos, escrito por nossas colegas de João Pessoa (PB), traz a opinião de pacientes quanto aos seus direitos como chentes cirúrgicos hospitalizados, discutindo queo atendimento de suas necessidades e a criação de vínculos entre o profissional eo paciente são importantes ferramentas para proporcionar individualização do cuidado e refletem na prestação de uma assistência com qualidade. Apesquisa Diagnósticos de Enfermagem em Parturientes durante oTransopcratório, proveniente de Maceió (AL), revela que as mulheres atendidas em uma unidade de emergência obstétrica apresentam diagnósticos de Enfermagem peculiares e que a identificação de tais diagnósticos possibilita melhor planejamento e implementação das intervenções de Enfermagem, para que possamos atender com mais excelência as
mulheres durante esta importante fase do seu ciclo de vida. Planejamento Estratégico: uma Ferramenta Administrativa para Uso em Centro Cirúrgico relata aexperiência da utilização de ferramentas administrativas para construção de um planejamento estratégico, aplicado no
Centro Cirúrgico de um hospital de Londrina (PR). Os autores utilizaram instrumentos de gestão para demonstrar que objetivos e metas podem ser atingidos de forma sistematizada e discutem a importância desta experiência para o aprendizado e o desenvolvimento do planejamento estratégico.
Oquarto artigo. Avaliação dos Procedimentos de Degermação das Mãos, Preparo Pré-operatório da Pele e
Uso de Antibioticoprofilaxia em um Hospital Universitário demonstra c]ue médicos, estudantes eprohssionais
da Enfermagem apresentam ações adequadas relacionadas aantissepsia de pele, mas ainda precisam modificar
práticas referentes ao tempo de degermação e ao momento de administração de antibióticos. Os autores
discutem as condições para realização destes procedimentos e a importância da educação continuada na
correção dos erros apresentados pelos profissionais e no reforço das práticas assertivas.
Para finalizar, gostaríamos de registrar nossa profunda admiração por todos os
membros de Diretoria da gestão 2007/2009, dos quais não nos despedimos,
porque sabemos que podemos contar com sua constante disponibilidade, mesmo
porque muitos continuam conosco. Damos as boas-vindas a todos os membros da
nova Diretoria da gestão 2009/2011 e reassumimos o compromisso de divulgar
constantemente a Enfermagem perioperatóriapara o Brasil e para o mundo
Avocê, caro colega, razãct de nossa constante busca pelo conhecimento e satisfação
de ver as metas da Associação atingidas, desejamos c]ue aproveite muito bem.
Boa leitura!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.