Estratégias de Copi G entre enfermeiros de Recuperação Anestésica
Palavras-chave:
enfrentamento, estresse, assistência de Enfermagem, Recuperação AnestésicaResumo
Esta pesquisa foi realizada no período de janeiro a abril de 2005, na Recuperação Anestésica (RA) do Hospital Universitário de Santa Maria (RS), com o objetivo de identificar as estratégias de coping utilizadas por enfermeiros no ambiente de traba lho. Para a coleta de dados, utilizamos questionários que foram respondidos por sete profissionais que desempenhavam atividades nessa área, todos do sexo fe minino. A maior parte da população (8 5, 71%) tinha idade entre 41 e 50 anos, tempo de formação de 11 a 30 anos e experiência de trabalho na RA de 1 a 1 O anos. Os re sultados mostra ram que as estratégias focadas na emoção eram as mais utilizadas no momento do est udo.
Referências
Guido LA, Silva MVG . Recu peração Anestésica: estudo avaliativo em um hospital privado. ln: Encontro Nacional de Profissionais em Centro Cirúrgico e Centro de Material. Rio de Janeiro: ENCENF; 1990.
Ferraz ER. Requisitos mínimos para a organização da sala de Recuperação Pós-Anestésica e a assistência de Enfermagem nela prestada. Rev Esc Enf USP 19 80 ; 1 4(2):1 23-31 .
Drain CB, Shipley SB. Enfermagem em sala de recuperação. Rio de Janeiro: lnteramericana; 1 9 81 .
Menzies IEP Nurses under st ress. lnt Nurs Rewiew. 1960; 7(6 ): 9-1 6 .
Bianchi ERF. Estresse em Enfermagem: análise de atuação do enfermeiro de Centro Ci rúr gico. [Tese]. São Paulo ( SP ) : Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 19 90 .
Guido LA. Estresse e coping entre enfermeiros de Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica [Tese]. São Paulo (SP) : Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 200 3.
Bianchi ERF, Salzano SDT. Estresse em En ferm agem: análise da atuação do enfermeiro de Centro Cirúrgico. Rev Paul Enferm. 1991; 25( nº . esp.):10 4-9 .
Bianchi ERF. Comparação do nível de estresse do enfermeiro de Centro Cirúrgico e de outras unidades fecha das. Rev SOBECC 2000; 5(4) : 28-30 .
Folkman S, Lazarus RS. Na analysis of coping in a middle-aged sam ple. J Health Soe Beha v. 1980; 21 ( 3): 21 9- 39 .
Lazarus RS, Folkman S. Stress, appraisal, and cop ing . New York : Sprin ger; 19 8 4.
Savoya MG, Santana PR, Mejias NP. Adaptação do inv entár io de est rat égias de coping de Folkman e Lazarus para o portugu ês. Psico! Univ São Paulo. 1996; 7 :183-201.
Bianchi ERF . Est ress e entre enferm ei ros hosp ita la res. [Tese] . São Paulo (SP): Escola de En ferm agem da Un iversidade de São Paulo; 1 99 9 .
Cha ves EC. Estresse e trabalho do enfermeiro: a influência de caracte rísticas ind ivid ua is no ajustamento e na tolerância ao turno noturn o. [Tese]. São Paulo (SP): Instituto de Psicologia, Un iversidade de São Paulo; 1 9 9 4 .
. Peniche ACG , Nunes LM . Estresse-ansiedade do enfermeiro em sala de Recuperação Anestésica. Rev SOBECC. 2001; 6(3) : 1 9-2 3.
Caregnato R, Lautert L; Situações geradoras de est resse na equipe multi profissional na sala cirúr gica. Rev. SOBECC. 200 3; 8(3) 1 1-16 .
Ferreira FG . Desvendando o estresse da equipe de Enfermagem em terapia int ens iva. [ Dissertação]. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 1 99 8 .
Lautert L. O desgaste profissional do en ferm eir o. [Tese ] . Salamanca (Es panha ): Universidade Pontifica de Salaman ca; 1 99 5 .
Bianchi ERF. Estresse entre enfermeiros hospita la res: avaliação e int ervenção. [ Relat ório] . São Paulo (SP): FAPESP; 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.