Práticas recomendadas para banco cirúrgico de tecidos

Autores

  • Raquel Machado Cavalca Coutinho Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de São Paulo e docente na Universidade Paulista de Campinas.

Resumo

As Práticas Recomendadas (PR) a seguir foram desenvolvidas pelo Comitê de Prá­ticas Recomendadas da AORN e apro­vadas por seu Conselho de Diretores, de­ pois de terem sido apresentadas como proposta e comentadas pelos membros da  associação e por outros profissionais.Em vigor desde 1 ° de janeiro de 1999 , essas PR visam à melhoria das práticas já existentes e representam seu melhor ní­ vel, devendo ser utilizadas com um guia adaptável às diversas rotinas dos enfer­meiros perioperatórios em salas de ope­ ração tradicionais, unidades ambulatoriais cirúrgicas, consultórios médicos, unidades de cateterismo cardíaco, serviços de endoscopia, departamentos de radiolo­ gia e em todas as outras áreas onde ocor­ram cirurgias ou procedimentos invasivos. As políticas e os procediment os, eviden­ temente, vão implicar va riações na s atuais práticas estabelecidas e/ou nas situações clínicas, dete rm inan do, assim, o grau em que as  PR  podem  ser aplicadas. Ações desse setor, mas, sim, de funcionar como um orientador para o desenvolvimen­ to de políticas institucionais e de procedi­mentos específicos e compatíveis com as necessidades dos  pac ient es,  com  as insta­lações de rotina e com a competência e a habilidade dos profissionais. Um banco de tecidos deve ser instalado somente nas instituições q ue, de fat o, apre­ sentem  essa  necessidade . Antes de tomar tal dec isão, porém, é preciso levar em con­ sideração  o  pessoal,  os  equipamentos  e os requisitos de prá ticas operacionais, a fim de obter segurança e confiabilidade nos enxertos  biológicos.  Em  dezembro  de 1 99 3 , o food and Drug Administration (FDA)  emitiu  uma  regra  interina referente aos  tecidos  humanos  a  serem  transplanta­dos, mas pretende propor, no futuro, nor­ mas mais abrangentes. As regulamentações da AORN devem ser obedecidas para a implementação de um banco de tecidos e para todas as cirurgias que tenham finalidade de do ação. Além disso, tam bém é necessário consultar e uti­lizar os padrões publicados pela Associa­ção Americana de Banco de Tecidos (AABT).

Downloads

Publicado

2003-03-31

Como Citar

Coutinho, R. M. C. (2003). Práticas recomendadas para banco cirúrgico de tecidos. Revista SOBECC, 8(1), 13–16. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/270

Edição

Seção

Caderno ORN