Ferramentas de gestão de qualidade como estratégias para redução do cancelamento e atrasos de cirurgias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800020007

Palavras-chave:

Enfermagem, Centro de Material e Esterilização

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de redução de cancelamentos de cirurgias que utilizou ferramentas da gestão de qualidade para solucionar a
problemática de falta de materiais para as cirurgias. Método: Para o mapeamento da problemática, a equipe listou uma série de fatores relacionados
que foram categorizados e apresentados na forma de diagrama de Ishikawa; posteriormente, utilizou-se a matriz de priorização de gravidade, urgência e
tendência (GUT). Resultados: Por meio da otimização do “bate-mapa”, da participação ativa dos seus integrantes e da adoção de ferramentas de gestão
(diagrama de Ishikawa e matriz GUT), ações foram tomadas, levando à solução de fragilidades relacionadas à dinâmica cirúrgica. Conclusão: O uso de
ferramentas gerenciais para detalhamento do problema e melhor utilização do “bate-mapa” cirúrgico possibilitou solucionar problemas relacionados à
suspensão, ao atraso e/ou à transferência de procedimentos, mitigando problemas futuros.

Biografia do Autor

Renata Souza Souto Tamiasso, Hospital Santa Catarina Associação Congregação de Santa Catarina

Enfermeira. Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Central de Material e Esterilização. Integrante do Grupo de Pesquisa Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico-EEUSP.

Danielle Cunha Santos, Hospital Santa Catarina Associação Congregação de Santa Catarina

Enfermeira. Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Central de Material e Esterilização. Integrante do Grupo de Pesquisa Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico-EEUSP.

Vanessa Dutra Ormundo Fernandes, Hospital Geral do Grajaú - OSS Instituto de responsabilidade Social Sírio Libanês

Enfermeira. Especialista em Doação e Transplante de Órgãos e Implante de Tecidos. Integrante do Grupo de Pesquisa Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico-EEUSP.

Cybele Aparecida Ferreira Ioshida, Hospital Santa Catarina Associação Congregação de Santa Catarina

Enfermeira. Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Central de Material e Esterilização, coordenadora de Enfermagem do Centro de Material Esterilização.

Vanessa Brito Poveda, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Profª Drª da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico-EEUSP.

Ruth Natalia Teresa Turrini, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Profª Livre-docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico- EEUSP.

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

Tamiasso, R. S. S., Santos, D. C., Fernandes, V. D. O., Ioshida, C. A. F., Poveda, V. B., & Turrini, R. N. T. (2018). Ferramentas de gestão de qualidade como estratégias para redução do cancelamento e atrasos de cirurgias. Revista SOBECC, 23(2), 96–102. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800020007

Edição

Seção

Relatos de Experiência