Implantação de um instrumento de coleta de dados perioparatórios

Autores

  • Rosiene da Silva e Souza de Almeida Enfermeira especialista em Enfermagem do Trabalho e em Enfermagem Pediátrica, membro da SOBECC e coordenadora do Bloco Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas( HU/ HU FA L) .
  • Marcina Maria Barros Enfermeira da Educação Continuada do HU/UFAL, especialista em Saúde do Adulto, profª adjunta IV da Escola de Enfer­magem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (ESENFAR).
  • Elizabeth Moura Soares de Souza Enfermeira, profª assistente 11, especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde, mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (ESENFAR).

Palavras-chave:

Sistematização da As­sistência de Enfermagem Perioperatória, intervenção de Enfermagem

Resumo

A Sistematização da Assis­ tência de Enfermagem Periop eratória (SAEP)     constitui    um    meio   bastante eficaz  de  o  enfermeiro  manter-se  junto ao p aciente, aplicando os seus conheci­ mentos no atendimento às necessidad es individuais de seus clientes. Este  estudo teve como objetivo elaborar um instru­ mento de coleta de dados simples e prá­ tico,  que  pudesse  ser  utilizado  por  toda a  equipe  de  Enfermagem  durante  todas as fases da SAEP O material e método constaram de um estudo do tipo descri ­ tivo  com  a  aplicação  de  um  instrumento e posterior análi se. Dura nte esta experi­ ência, foram feitas duas análises e incluí­ das  as  modificações  propostas  por  toda a equipe . Concluiu-se que o instrumento utilizado tornou-se satisfatório por evitar perguntas repetitivas aos pacientes e por economizar tempo com as anotações no pron tuário .  Apesar  disso,  observamos que a in tervenção do enfermeiro ainda é pequena, devido ao acúmulo de outras atividad es. A  próxima  fase  do  trabalho será a análise das entrevistas com os paciente s, para que possamos avaliar a assistência o ferecida .

Referências

Santos NCM . Centro Cirúrgico e os Cuidados de En ferm agem. São Paulo: látria; 2003.

Grittem L, Méier MJ, Gaievicz NA. Visita Pré-operatória de En ferm agem: Percepções dos Enfermeiros de um Hospital de Ensino. Cogitare En ferm. 2006;11 (3) :245 -31 .

Castellanos BEP, Jouglas VWG . Assistência de Enfermagem Periopera tória. Rev Esc Enferm USP 1 990;24(3) :39-42.

Ladden CS. Conceitos Básicos de Enfermagem Perioperatória . l n: Meeker MH, ROTHROCK JC. Cuidados de Enfermagem ao Paciente Ci rúr gico. 1 Oª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1997. p. 3-17 .

Downloads

Publicado

2009-07-01

Como Citar

Almeida, R. da S. e S. de, Barros, M. M., & Souza, E. M. S. de. (2009). Implantação de um instrumento de coleta de dados perioparatórios. Revista SOBECC, 14(2), 41–46. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/358

Edição

Seção

Artigos Originais