A humanização no gerenciamento de novas tecnologias por enfermeiras de Centro Cirúrgico

Autores

  • Marluce Alves Nunes Oliveira Enfermeira; mestre em Engenharia de Produção na área de Mídia e Conhe­ cimento; docente do curso de graduação em Enfermagem e coordenadora adm i­ nistrativa do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA); representante da UEFS da Rede Temática Estrategias de Intervención en Materia Socio-Sanitaira dei Programa de Cooperación lnteruniversitaria para el Estabelecimento de Redes de la Agencia Espanola de Cooperación Internacional (A ECI) .

Palavras-chave:

humanização em Enfer­magem, gerenciamento de novas tecnolo­ gias em Centro Cirúrgico, gerenciamento em Enfermagem.

Resumo

O presente estudo, de natureza explor atóri o-de scritiv a, com abordagem quantitativa, objetivou avaliar a humanização desenvolvida por enfer­ meiras que gerenciam as novas tecnologi as de Centro Cirúrgico. A iniciativa ocorreu em hospitais de Feira de Santana (BA), no ano de 2002, e teve uma amostra constituída por 3 3 enfermeiras com experiência em Centro Cirúrgico. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário e, para a interpretação, a análise e a discus­ são dos resultados, o recurso da estatística de scritiv a . De todas as participantes, 84,4%   disseram    acreditar    que  a organização e a sistematização contribuem para a humanização e 53,1% afirmaram que há melhoria na qualidade da assistência com a combinação de atendimento humanizado e tecnologia. O estudo concluiu que o gerenciamento das inova­ ções tecnológicas nos Centros Cirúrgicos dos hospitais carece de atividades sistema­ tizadas para que possa proporcionar uma assistência humanizada e um melhor domínio das novas tecnologias

Referências

Groah LK . Enfermagem Perio­ peratória : a essência de qualidade e do cuidado. Rev SOBECC 1997; 2(3) :1 2-7.

Brasil. Decreto nº 9 4. 40 6, de 8 de junho de 1 987. Regulamenta a Lei nº 7. 498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências. ln: Conselho Regional de Enfermagem da Bah ia. Investindo na q ua lidade. Salvado r; 1999 .

Tipple AFV, Ruggiero EM, Pereira NR, Valenzuela S. Autonomia do paciente no Centro Cirúr gico: uma questão bioética . Rev SOBECC 1998; 3(1 ):19 -21 .

Rocha O S. A importância da atuação do profissiona l da área de saúde na reabilitação do paciente ( human izaçã o) . Mundo Saúde 1995; 19 (1) : 41-4 .

Mattos NL de. Atitude profissional do enfermeiro de Centro Cirúrgi co. Enfoque 1987; 1 5(1) :1 4-6 .

Ribeiro R de CN et ai. Tecnologia e humanização em Centro Cirúrgico e UTI. Rev SOBECC 20 0 1 ; 5(6) :11 .

Ferraz SB et ai. Sistematização e humanização no Centro Cir úrg ico. Rev SOBECC 1998; 3(4):27 -9

Downloads

Publicado

2005-12-31

Como Citar

Oliveira, M. A. N. (2005). A humanização no gerenciamento de novas tecnologias por enfermeiras de Centro Cirúrgico. Revista SOBECC, 10(4), 8–12. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/313

Edição

Seção

Artigos Originais