The permanent education in the training of nurses in the surgical center: integrative review

Authors

  • Mariangela Belmonte Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700020007

Keywords:

Enfermagem, treinamento

Abstract

Objectives: To Identify in the literature how the permanent education of the nurses of the operating room is held and to suggest a training
roadmap. Method: Integrative review of articles indexed in the Virtual Health Library (VHL) and Google Scholar between 2002 and 2015. The descriptors
used were the following: education in nursing, continuing education, training and surgical center. Results: The search led to 14 articles covering
4 main themes: continuing or permanent education as an important development for training on processes and technology; the nurse as educator and
researcher; evaluation of the teaching-learning process; and distance education as an important tool for surgical center nurse training. Conclusion:
Studies focused on the training of surgical center nurses are performed by means of distance education and the importance of on-the-job training using
a script was reinforced.

References

Pereira FCC, Bonfada D, Valença CN, Miranda FAN, Germano RM

[Internet]. Compressão de enfermeiros de centro cirúrgico a respeito

do seu processo de trabalho. Rev Pesq Cuid Fundam. 2013 [acesso

mar. 2016];5(1):3251-8. Disponível em: http://www.seer.unirio.

br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1879/pdf_675

Bezerra AL Q. O contexto da educação continuada em enfermagem na

visão dos gerentes de enfermagem e dos enfermeiros de educação

continuada. Rev Eletron Enferm. 2002 [acesso 13 mar. 2016];4(1):66.

Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/734/794

Silva LAA , Ferraz F, Lino MM, Backes VMS, Schmidt SMS [Internet].

Educação permanente em saúde e no trabalho de enfermagem:

perspectiva de uma práxis transformadora. Rev Gaúcha Enferm.

[acesso 13 abr. 2016];31(3):557-61. Disponível em: http://dx.doi.

org/10.1590/S1983-14472010000300021

Siqueira ILCP, Kurcgant P [Internet]. Estratégia de capacitação de

enfermeiros recém-admitidos em unidades de internação geral. Rev

Enferm USP. 2005 [acesso 12 maio 2016];39(3):231-51. Disponível

em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342005000300002

Puggina CC, Amestoy SC, Fernandes HN, Carvalho LA , Báo ACP,

Alves FO [Internet]. Educação Permanente em Saúde: instrumento de

transformação do trabalho de enfermeiros. Rev Espaço Saúde. 2015

[acesso 18 mar. 2016];16(4):87-97. Disponível em: http://www.uel.

br/revistas/uel/index.php/espacoparasaude/article/view/22580/11

Oliveira MAN [Internet]. Educação à distância como estratégia para a

educação permanente: possibilidades e desafios. Rev Bras Enferm.

[acesso 13 abr. 2016];60(5):585-9. Disponível em: http://www.

scielo.br/pdf/reben/v60n5/v60n5a19

Oliveira MAN, Servo MLS [Internet]. A educação à distância como

estratégia da educação permanente do enfermeiro em centro cirúrgico

frente as novas tecnologias. Rev Sitientibus. 2004 [acesso 5 mar.

;(30):9-20. Disponível em: http://www2.uefs.br/sitientibus/

pdf/30/educacao_a_distancia_como_estrategia.pdf

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM [Internet]. Revisão Integrativa: Método

de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem.

Rev Texto Contexto Enferm. 2008 [acesso 5 mar. 2016];17(4):758-64.

Disponível em: http://producao.usp.br/handle/BDPI/3509

Stetler CB, Morsi D, Rucki S, Broughton S, Corrigan B, Fitzgerald J,

et al. Utilization-focused integrative reviews in a nursing service.

Appl Nurs Res. 1998;11(4):195-206.

Ortiz MCL, Ribeiro RP, Garanhani ML [Internet]. Educação à distância:

uma ferramenta para a educação permanente de enfermeiros que

trabalham com assistência perioperatória. Rev Cogitare Enferm. 2008

[acesso 8 jan. 2016];13(4):558-65. Disponivel em: http://revistas.ufpr.

br/cogitare/article/view/13116/8874

Sanna MC [Internet]. Os processos de trabalho em enfermagem. Rev

Bras Enferm. 2007 [acesso 31 mar. 2017];60(2):221-4. Disponível

em: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018

Organização Mundial da Saúde [Internet]. Segundo desafio global

para a segurança do paciente: cirurgias seguras salvam vidas. Rio

de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde/Ministério da

Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2009 [acesso fev.

. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/

seguranca_paciente_cirurgia_salva_manual.pdf

Lacerda RA. Controle de infecção em centro cirúrgico fatos, mitos

e controvérsias. São Paulo: Atheneu; 2003.

Castro LC, Takahashi RT [Internet]. Percepção dos enfermeiros

sobre a avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos

em um hospital de São Paulo. Rev Enferm USP. 2008 [acesso 10

fev. 2016];42(2):305-11. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/

S0080-62342008000200014

Silva MF, Conceição FA, Leite MMJ [Internet]. Educação continuada:

um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem. Mundo

Saúde. 2008 [acesso 15 jan. 2016];32(1):47-55. Disponível em: http://

romeukreutz.com/sirio/wp-content/uploads/2016/10/07-01.pdf

Silva GM, Seiffert OM [Internet]. Educação continuada em enfermagem:

uma proposta metodológica. Rev Bras Enferm. 2009 [acesso 8

mar. 2016];62(3):362-5. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/

S0034-71672009000300005

Galvão CM, Sawada NO, Rossi LA [Internet]. A prática baseada em

evidências: considerações teóricas para sua implementação na

enfermagem peri-operatória. Rev Latino-Am Enferm. 2002 [acesso

jan. 2016];10(5):690-5. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/

S0104-11692002000500010

Sena AC, Nascimento ERP, Maia ARCR [Internet]. Prática do enfermeiro

no cuidado ao paciente no pré-operatório imediato de cirurgia eletiva.

Rev Gaúcha Enferm. 2013 [acesso 22 mar. 2017];34(3):132-7. Disponível

em: https://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000300017

V igeant D, Lefebvre H, Reidy M. The use of video as a pedagogic tool

for the training of perioperative nurses: a literature review. J Nurs.

;26(1):17-20.

A ssociação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação

Anestésica e Centro de Material e Esterilização.

Published

2017-06-09

How to Cite

Ribeiro, M. B. (2017). The permanent education in the training of nurses in the surgical center: integrative review. Revista SOBECC, 22(2), 98–105. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700020007

Issue

Section

REVIEW ARTICLES