Autoconfiança e satisfação de estudantes de Enfermagem na telessimulação pré-operatória: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429948%20

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Treinamento por simulação, Enfermagem perioperatória, . Simulação de paciente, Teleconsulta

Resumo

Objetivo: Avaliar a autoconfiança e a satisfação dos estudantes de Enfermagem a partir de um cenário de telessimulação pré-operatória. Método: Estudo quantitativo exploratório-descritivo realizado de junho de 2021 a junho de 2022 em uma universidade pública do Sul do Brasil. Participaram do estudo 28 estudantes do curso de graduação em Enfermagem, por meio de telessimulação sobre enfermagem pré-operatória. Após a telessimulação, aplicou-se a Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem e Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas, por meio de questionário eletrônico. Utilizou-se estatística descritiva para análise de dados. Resultados: Os participantes apresentaram-se mais satisfeitos (média 4,36) do que autoconfiantes (média 3,83). A satisfação com as experiências clínicas simuladas demonstra que a dimensão cognitiva apresentou maior média (9,25), seguida da dimensão realismo (8,83) e atividade prática (8,64). Conclusão: A telessimulação em cenário pré-operatório é capaz de promover satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes de Enfermagem.

Biografia do Autor

Keyla Cristiane do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.

Ana Graziela Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Graduação em Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde. Florianópolis (SC), Brasil.

Neide da Silva Knihs, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.

Juliana Balbinot Reis Girondi, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.

Lúcia Nazareth Amante, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.

Larissa Fernanda de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brazil.

Acadêmica de enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis (SC), Brasil.

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Publicado

2024-06-20

Como Citar

do Nascimento, K. C., Alvarez, A. G., Knihs, N. da S., Sebold, L. F., Girondi, J. B. R., Amante, L. N., & de Oliveira, L. F. (2024). Autoconfiança e satisfação de estudantes de Enfermagem na telessimulação pré-operatória: estudo transversal. Revista SOBECC, 29. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429948

Edição

Seção

Artigos Originais