Infográficos como tecnologia educacional direcionada à prevenção de infecções relacionadas à saúde: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429940%20Palavras-chave:
Infecção hospitalar, Educação em saúde, Controle de infecções, Equipe de saúde, InfográficosResumo
Objetivo: Desenvolver infográficos como tecnologia educacional para estimular boas práticas de cirurgia segura e prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Método: Relato de experiência sobre a produção de infográficos informativos que apresentam indicadores assistenciais coletados na vigilância epidemiológica, realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar de um hospital particular de Porto Alegre (RS). A ferramenta de gestão Plan, Do, Check e Act (PDCA) conduziu as etapas de criação, sendo os infográficos posteriormente elaborados com o uso da plataforma Canva®. Resultados: Infográficos direcionados aos setores Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-Anestésica foram planejados de forma lúdica, com linguagem acessível e visual atrativo, visando captar a atenção dos profissionais, seguindo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os infográficos foram impressos e distribuídos nos setores, contribuindo para divulgar dados e esclarecer dúvidas frequentes e estimulando a educação permanente. Conclusão: A tecnologia educacional em formato de infográficos foi bem aceita pelos profissionais da instituição, permitindo, de forma rápida e acurada, informar e esclarecer dúvidas sobre indicadores assistenciais e estimulando boas práticas de cirurgia segura e prevenção de infecções relacionadas à saúde.
Referências
Alecrim RX, Taminato M, Belasco A, Longo MCB, Kusahara DM, Fram D. Strategies for preventing ventilator-associated pneumonia: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):521-30. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0473
Rodrigues MCS. An interdisciplinary project of nosocomial infections control – steps to the implantation and possible unfoldings. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2006;10(3):572-9. https://doi.org/10.1590/S1414-81452006000300030
Leal MA, Freitas-Vilela AA. Costs of healthcare-associated infections in an Intensive Care Unit. Rev Bras Enferm. 2021;74(1):e20200275. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0275
Prates CG, Stadñik CM. Segurança do paciente, gestão de risco e controle de infecção. Porto Alegre: Moriá; 2017.
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. Brasília: ANVISA; 2017.
Stelfox HT, Bates DW, Redelmeier DA. Safety of patients isolated for infection control. JAMA. 2003;290(14):1899-905. https://doi.org/10.1001/jama.290.14.1899
Damyanov I, Tsankov N. The role of infographics for the development of skills for cognitive modeling in education. Int J Emerg Technol Learn. 2018;13(1):82-92. https://doi.org/10.3991/ijet.v13i01.7541
Oliveira DA, Lessa RS, Ribeiro SCS, Vasconcelos PF. The visual practice: the infographic as a facilitating tool for learning in medical school. Rev Bras Educ Med. 2020;44(4):e109. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200158.ING
Johnson CN. The benefits of PDCA. Milwaukee. 2016;49(1):45.
Comissão Municipal de Controle de Infecção. Controle e monitoramento de microrganismos multirresistentes. Porto Alegre: CMCI; 2014.
Vicari NG, Gonçalves YMP, Oliveira AG, Machado ABF, Paiva AD. Estratégias para controle de infeccção hospitalar causada por Enterococcus Vancomicina-resistentes: uma revisão integrativa. Rev Enferm UFPE Online. 2021;15(1):e247931. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.247931
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Competências essenciais para profissionais de prevenção e controle de infecção. Brasília: ANVISA; 2022.
Dorneles LL, Martins VP, Morelato CS, Goes FSN, Fonseca LMM, Camargo RAA. Development of an animated infographic on Permanent Health Education. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3311. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3536.3311
World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 [Internet]. Geneva: WHO; 2020 [accessed on Oct. 22, 2022]. Available at: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020
Gutierres LS, Santos JLG, Peiter CC, Menegon FHA, Sebold LF, Erdmann AL. Good practices for patient safety in the operating room: nurses' recommendations. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 6):2775-82. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0449
Fernandes ARRA, Fassarella CS, Camerini FG, Henrique DM, Nepomuceno RM, Silva RFA. Cultura de segurança no centro cirúrgico: uma revisão integrativa. Rev Eletr Enferm. 2021;23(65437):1-9. https://doi.org/10.5216/ree.v23.65437
Pralon JA, Garcia DC, Iglesias A. Permanent health education: an integrative review of literature. Res Soc Dev. 2021;10(14):e355101422015. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paôla Maros Heinen, Kaihara Freitas Furtado, Giovani Basso da Silva, Rita Catalina Aquino Caregnato
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.