Infográficos como tecnologia educacional direcionada à prevenção de infecções relacionadas à saúde: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429940%20

Palavras-chave:

Infecção hospitalar, Educação em saúde, Controle de infecções, Equipe de saúde, Infográficos

Resumo

Objetivo: Desenvolver infográficos como tecnologia educacional para estimular boas práticas de cirurgia segura e prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Método: Relato de experiência sobre a produção de infográficos informativos que apresentam indicadores assistenciais coletados na vigilância epidemiológica, realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar de um hospital particular de Porto Alegre (RS). A ferramenta de gestão Plan, Do, Check e Act (PDCA) conduziu as etapas de criação, sendo os infográficos posteriormente elaborados com o uso da plataforma Canva®. Resultados: Infográficos direcionados aos setores Centro Cirúrgico e Sala de Recuperação Pós-Anestésica foram planejados de forma lúdica, com linguagem acessível e visual atrativo, visando captar a atenção dos profissionais, seguindo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os infográficos foram impressos e distribuídos nos setores, contribuindo para divulgar dados e esclarecer dúvidas frequentes e estimulando a educação permanente. Conclusão: A tecnologia educacional em formato de infográficos foi bem aceita pelos profissionais da instituição, permitindo, de forma rápida e acurada, informar e esclarecer dúvidas sobre indicadores assistenciais e estimulando boas práticas de cirurgia segura e prevenção de infecções relacionadas à saúde.

Referências

Alecrim RX, Taminato M, Belasco A, Longo MCB, Kusahara DM, Fram D. Strategies for preventing ventilator-associated pneumonia: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):521-30. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0473

Rodrigues MCS. An interdisciplinary project of nosocomial infections control – steps to the implantation and possible unfoldings. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2006;10(3):572-9. https://doi.org/10.1590/S1414-81452006000300030

Leal MA, Freitas-Vilela AA. Costs of healthcare-associated infections in an Intensive Care Unit. Rev Bras Enferm. 2021;74(1):e20200275. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0275

Prates CG, Stadñik CM. Segurança do paciente, gestão de risco e controle de infecção. Porto Alegre: Moriá; 2017.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. Brasília: ANVISA; 2017.

Stelfox HT, Bates DW, Redelmeier DA. Safety of patients isolated for infection control. JAMA. 2003;290(14):1899-905. https://doi.org/10.1001/jama.290.14.1899

Damyanov I, Tsankov N. The role of infographics for the development of skills for cognitive modeling in education. Int J Emerg Technol Learn. 2018;13(1):82-92. https://doi.org/10.3991/ijet.v13i01.7541

Oliveira DA, Lessa RS, Ribeiro SCS, Vasconcelos PF. The visual practice: the infographic as a facilitating tool for learning in medical school. Rev Bras Educ Med. 2020;44(4):e109. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200158.ING

Johnson CN. The benefits of PDCA. Milwaukee. 2016;49(1):45.

Comissão Municipal de Controle de Infecção. Controle e monitoramento de microrganismos multirresistentes. Porto Alegre: CMCI; 2014.

Vicari NG, Gonçalves YMP, Oliveira AG, Machado ABF, Paiva AD. Estratégias para controle de infeccção hospitalar causada por Enterococcus Vancomicina-resistentes: uma revisão integrativa. Rev Enferm UFPE Online. 2021;15(1):e247931. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.247931

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Competências essenciais para profissionais de prevenção e controle de infecção. Brasília: ANVISA; 2022.

Dorneles LL, Martins VP, Morelato CS, Goes FSN, Fonseca LMM, Camargo RAA. Development of an animated infographic on Permanent Health Education. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3311. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3536.3311

World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 [Internet]. Geneva: WHO; 2020 [accessed on Oct. 22, 2022]. Available at: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020

Gutierres LS, Santos JLG, Peiter CC, Menegon FHA, Sebold LF, Erdmann AL. Good practices for patient safety in the operating room: nurses' recommendations. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 6):2775-82. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0449

Fernandes ARRA, Fassarella CS, Camerini FG, Henrique DM, Nepomuceno RM, Silva RFA. Cultura de segurança no centro cirúrgico: uma revisão integrativa. Rev Eletr Enferm. 2021;23(65437):1-9. https://doi.org/10.5216/ree.v23.65437

Pralon JA, Garcia DC, Iglesias A. Permanent health education: an integrative review of literature. Res Soc Dev. 2021;10(14):e355101422015. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22015

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Heinen, P. M., Furtado, K. F., Silva, G. B. da, & Caregnato, R. C. A. (2024). Infográficos como tecnologia educacional direcionada à prevenção de infecções relacionadas à saúde: um relato de experiência. Revista SOBECC, 29. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202429940

Edição

Seção

Relatos de Experiência