Segurança perioperatória do paciente: metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202227762

Palavras-chave:

Aprendizagem. Enfermagem. Ensino. Segurança do paciente. Simulação de paciente

Resumo

Objetivo: Desenvolver recursos educacionais sobre segurança perioperatória do paciente e intervenções educativas na graduação de enfermagem. Método: Estudo metodológico direcionado para a elaboração de recursos educacionais sobre segurança do paciente no perioperatório, segundo o modelo de design instrucional, com 22 graduandos de enfermagem de uma universidade federal de Porto Alegre, em 2019. Resultados: Desenvolvidos recursos e intervenções baseados nas metas de segurança perioperatória do paciente, por meio de jogo, simulação e exame clínico objetivo estruturado. Quatro cenários de simulação, validados por professoras, a partir da Escala do Design da Simulação, foram criados sobre prevenção de infecção relacionada à assistência de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e comunicação efetiva na transição do cuidado. Conclusão: O design instrucional guiou o desenvolvimento de recursos educacionais sobre segurança perioperatória do paciente, viabilizando intervenções com metodologias ativas. Os recursos desenvolvidos permitiram o envolvimento dos alunos em diferentes perspectivas, fazendo-os refletir sobre sua prática e reformulá-la, consolidando a aprendizagem acerca da segurança do paciente.

Biografia do Autor

Mônica Vanessa Ochôa da Silva Nagel, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Rúbia Knobeloch dos Santos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira, Residente em Atenção em Terapia Intensiva do Programa de Residência Multiprofissional, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Bárbara Rodrigues Araujo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Karin Viégas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

Rita Catalina Aquino Caregnato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira, Doutora em Educação, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Nagel, M. V. O. da S., dos Santos, R. K., Araujo, B. R., Viégas, K., & Caregnato, R. C. A. (2022). Segurança perioperatória do paciente: metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação. Revista SOBECC, 27. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202227762

Edição

Seção

Artigos Originais