Segurança perioperatória do paciente: metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202227762Palavras-chave:
Aprendizagem. Enfermagem. Ensino. Segurança do paciente. Simulação de pacienteResumo
Objetivo: Desenvolver recursos educacionais sobre segurança perioperatória do paciente e intervenções educativas na graduação de enfermagem. Método: Estudo metodológico direcionado para a elaboração de recursos educacionais sobre segurança do paciente no perioperatório, segundo o modelo de design instrucional, com 22 graduandos de enfermagem de uma universidade federal de Porto Alegre, em 2019. Resultados: Desenvolvidos recursos e intervenções baseados nas metas de segurança perioperatória do paciente, por meio de jogo, simulação e exame clínico objetivo estruturado. Quatro cenários de simulação, validados por professoras, a partir da Escala do Design da Simulação, foram criados sobre prevenção de infecção relacionada à assistência de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e comunicação efetiva na transição do cuidado. Conclusão: O design instrucional guiou o desenvolvimento de recursos educacionais sobre segurança perioperatória do paciente, viabilizando intervenções com metodologias ativas. Os recursos desenvolvidos permitiram o envolvimento dos alunos em diferentes perspectivas, fazendo-os refletir sobre sua prática e reformulá-la, consolidando a aprendizagem acerca da segurança do paciente.
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