Situação problema: metodologia ativa para ação educativa sobre anestesia com enfermeiros de centro cirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202100030006Resumo
Objetivo: Testar uma ação educativa entre enfermeiros de centro cirúrgico para discutir as limitações na assistência durante a anestesia.
Método: Estudo descritivo de uma situação problema fundamentada na aprendizagem baseada em problemas. Amostra composta de 19 enfermeiros,
divididos em três grupos, com a realização de dois encontros para levantamento, resolução de problemas e síntese de conceitos. Resultados: No primeiro
encontro, identificaram-se problemas relacionados a operacionalização da assistência, conhecimento e treinamento dos profissionais para execução de
cuidados e problemas no processo de trabalho, que impactam as ações dos enfermeiros. No segundo encontro, responderam-se às questões elaboradas
com base na revisão de literatura sobre anestesia, diretrizes de cuidados e uniformidade de condutas. Mais da metade dos enfermeiros avaliou que a atividade
contribuiu para refletir sobre as ações do enfermeiro na anestesia, as atividades diárias e a postura profissional, a necessidade de envolvimento com
a assistência e a revisão de conceitos. Conclusão: O uso da situação problema como metodologia para educação em enfermagem favoreceu a discussão
sobre conceitos de anestesia entre os enfermeiros e a reflexão sobre a atuação em sala cirúrgica.
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