Situação problema: metodologia ativa para ação educativa sobre anestesia com enfermeiros de centro cirúrgico

Cassiane Santana Lemos, Vanessa Brito Poveda

Resumo


Objetivo: Testar uma ação educativa entre enfermeiros de centro cirúrgico para discutir as limitações na assistência durante a anestesia.
Método: Estudo descritivo de uma situação problema fundamentada na aprendizagem baseada em problemas. Amostra composta de 19 enfermeiros,
divididos em três grupos, com a realização de dois encontros para levantamento, resolução de problemas e síntese de conceitos. Resultados: No primeiro
encontro, identificaram-se problemas relacionados a operacionalização da assistência, conhecimento e treinamento dos profissionais para execução de
cuidados e problemas no processo de trabalho, que impactam as ações dos enfermeiros. No segundo encontro, responderam-se às questões elaboradas
com base na revisão de literatura sobre anestesia, diretrizes de cuidados e uniformidade de condutas. Mais da metade dos enfermeiros avaliou que a atividade
contribuiu para refletir sobre as ações do enfermeiro na anestesia, as atividades diárias e a postura profissional, a necessidade de envolvimento com
a assistência e a revisão de conceitos. Conclusão: O uso da situação problema como metodologia para educação em enfermagem favoreceu a discussão
sobre conceitos de anestesia entre os enfermeiros e a reflexão sobre a atuação em sala cirúrgica.


Texto completo:

PDF PDF/A (English)

Referências


Hung W, Dolmans DHJM, van Merrienboer JJG. A review to identify key perspectives in PBL meta‑analyses and reviews: trends, gaps and future research directions. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2019 Dec;24(5):943-957. doi: 10.1007/s10459-019-09945-x. Epub 2019 Nov 25.

Kantar L. Incorporation of constructivist assumptions into problem-based instruction: a literature review. Nurse Educ Pract [Internet]. 2014;14(3):233-41. Disponível em: 10.1016/j.nepr.2013.08.010.

Santos MZ, Otani MAP, TonhomI SFR, Marin MJS. Graduação em enfermagem: ensino por aprendizagem baseada em problemas. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019;72(4):1128-35.

Campoi ALM, Engel RH, Stacciarini TSG, Cordeiro ALPC, Melo AF, Rezende MP. Permanent education for good practices in the prevention of pressure injury: almost-experiment. Rev Bras Enferm. 2019;72(6):1646-52. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0778

Jacobovski R, Ferro LF. Educação permanente em saúde e metodologias ativas de ensino: uma revisão sistemática integrativa. Research, Society and Development.2021; 10(3): 1-19.

Eli Borochovicius E, Tortella JCB. Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ..2014; 22(83): 263-94.

Lima VV. Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface (Botucatu) [Internet]. 2017; 21(61): 421-434. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316

Lemos CS, Poveda VB, Peniche ACG. Construction and validation of a nursing care protocol in anesthesia. Rev. Lat Am Enfermagem [Internet]. 2017; 25: 1-13. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2143.2952

Clark E, Draper J, Rogers J. Illuminating the process: enhancing the impact of continuing professional education on practice Nurse Educ Pract [Internet].2015; 35(2): 388-394. Disponível em: 10.1016/j.nedt.2014.10.014

Yun B, Su Q, Cai YT, Chen L, Qu CR, Han L.The effectiveness of different teaching methods on medical or nursing students. Medicine (Baltimore). 2020 Oct 2;99(40):e21668. doi: 10.1097/MD.0000000000021668.

Li Y, Wang X, Zhu X, Zhu YX, Sun J. Effectiveness of problem-based learning on the professional communication competencies of nursing students and nurses:a systematic review. Nurse Educ Pract [Internet].2019; 37: 45-55.

Disponível em: 10.1016/j.nepr.2019.04.015

Arrue M, Caballero S. Teaching skills to resolve conflicts with acute confusional syndrome patients in nursing using the Case Method (CM) Nurse Educ Pract[Internet].2015; 35(1): 159-164. Disponível em: 10.1016/j.nedt.2014.09.006

Wosinski J, Belcher AE, Durrenberger Y, Allin AC, Stormacq C, Gerson L. Facilitating problem-based learning among undergraduate nursing students: a qualitative systematic review. Nurse Educ Today[Internet].2018; 60, 67-74. Disponível em: 10.1016/j.nedt.2017.08.015

Sade PMC, Peres AM, Wolff LDG. The formation of the managerial competencies of nurses: an integrative review. Rev Enferm UFPE[Internet]. 2014; 8(6): 1739-1745.Disponível em: 10.5205/reuol.5876-50610-1-SM.0806201438

Daniel ACQG, Veiga EV, Machado JP, Mafra ACCN, Cloutier L. Effect of an educational program for the knowledge and quality of blood pressure Rev Latino-Am Enfermagem[Internet]. 2019; 27, 01-11. Disponível em: 10.1590/1518-8345.3011.3179

Field S, Abrahams Z, Woods DL, Turner R, Onah MN, Kaura DK,et.al. Accessible continued professional development for maternal mental health Afr J Prim Health Care Farm Med [Internet].2019; 11, e1-e7.Disponível em: 10.4102/phcfm.v11i1.1902




DOI: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202100030006

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 cassiane Santana lemos

Rev SOBECC, São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2358-2871

Licença Creative Commons Revista SOBECC está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia