Necessidades de aprendizagem acerca da cirurgia cardíaca na perspectiva de pacientes e enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800020005Palavras-chave:
Educação em Saúde, Período pré-operatório, Cirurgia Cardíaca, Cuidados de EnfermagemResumo
Objetivo: Verificar a concordância entre a percepção dos enfermeiros sobre a necessidade de aprendizagem dos pacientes em período pré-operatório
acerca da cirurgia cardíaca e os tópicos sobre os quais os pacientes mostram menor conhecimento. Método: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório,
realizado em duas etapas, em dois hospitais universitários na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Em uma primeira etapa, os pesquisadores
questionaram 30 enfermeiros sobre quais tópicos eles acreditavam que os pacientes tivessem mais dúvidas ou menor conhecimento. Na segunda etapa,
50 pacientes foram entrevistados para verificar seu conhecimento acerca dos 18 tópicos que os enfermeiros haviam julgado. Resultados: A média de
acertos dos pacientes foi igual a 5,92. Em 16 dos 18 tópicos avaliados, o conhecimento dos pacientes era menor na perspectiva dos enfermeiros do que
nos valores representados pelos acertos dos próprios pacientes. Conclusão: Os tópicos que os pacientes tiveram mais dúvidas devem se tornar focos de
atenção no processo educativo do enfermeiro, que necessita conhecer a população sob seus cuidados para melhor planejar suas ações.
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