Implantação de um instrumento de coleta de dados perioparatórios
Palavras-chave:
Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória, intervenção de EnfermagemResumo
A Sistematização da Assis tência de Enfermagem Periop eratória (SAEP) constitui um meio bastante eficaz de o enfermeiro manter-se junto ao p aciente, aplicando os seus conheci mentos no atendimento às necessidad es individuais de seus clientes. Este estudo teve como objetivo elaborar um instru mento de coleta de dados simples e prá tico, que pudesse ser utilizado por toda a equipe de Enfermagem durante todas as fases da SAEP O material e método constaram de um estudo do tipo descri tivo com a aplicação de um instrumento e posterior análi se. Dura nte esta experi ência, foram feitas duas análises e incluí das as modificações propostas por toda a equipe . Concluiu-se que o instrumento utilizado tornou-se satisfatório por evitar perguntas repetitivas aos pacientes e por economizar tempo com as anotações no pron tuário . Apesar disso, observamos que a in tervenção do enfermeiro ainda é pequena, devido ao acúmulo de outras atividad es. A próxima fase do trabalho será a análise das entrevistas com os paciente s, para que possamos avaliar a assistência o ferecida .
Referências
Santos NCM . Centro Cirúrgico e os Cuidados de En ferm agem. São Paulo: látria; 2003.
Grittem L, Méier MJ, Gaievicz NA. Visita Pré-operatória de En ferm agem: Percepções dos Enfermeiros de um Hospital de Ensino. Cogitare En ferm. 2006;11 (3) :245 -31 .
Castellanos BEP, Jouglas VWG . Assistência de Enfermagem Periopera tória. Rev Esc Enferm USP 1 990;24(3) :39-42.
Ladden CS. Conceitos Básicos de Enfermagem Perioperatória . l n: Meeker MH, ROTHROCK JC. Cuidados de Enfermagem ao Paciente Ci rúr gico. 1 Oª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1997. p. 3-17 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.