Uma década de produção intelectual de enfermagem em Centro de Material e Esterilização (1993-2003)
Palavras-chave:
Enfermagem, Centro de Material e Esterilização .Resumo
- Com o propósito de fazer um levantamento do conhecimento científico sobre o Centro de Material e Esterilização (CME) e da visibilidade social dessa área, conferida pela imprensa, desenvolvemos um estudo para identificar a produção científica a respeito da esterilização de materiais hospitalares - sob a forma de publicações nacionais indexadas à Biblioteca Virtual em Saúde no período de 1993 a 2003 -, analisar o material publicado nos periódicos de Enfermagem e comentar a importância da temática para a sociedade à luz dos registros noticio sos . O levantamento bibliográfico resultou em uma amostra de 2 3 publicações indexadas. Os resultados apontam que o desenvolvimento de pesquisas em CME majoritariamente se restringe aos enfermeiros que atuam nessa área e que a Revista SOBECC foi um marco na produção intelectual em CME no Brasil. Identificamos a necessidade de pesquisar mais sobre o Centro de Material e Esterilização e de melhorar a divulgação desses estudos, tanto em periódicos de Enfermagem quanto nos de saúde em geral e também em eventos científicos, garantindo maior espaço acadêmico ao seto r.
Referências
Delgado LH R. Central de Material Esterilizado: espaço de cuidar aut ênt ico. [Dissertação] Belo Horizonte (MG) : Escola de Enfermagem da UFMG; 200 0 .
Cruz ES, Soares E. Conhecimento produzido em Central de Material e Esterilização: um estudo retrospectivo. Revista Baiana de Enfermagem 2002; 1 7 (3) : 9 5-10 7.
Nightingale F. Notas sobre En ferm agem: o que é e o que não é. São Paulo: ABEn-CEPEn; 19 89 .
Sundin MS . A influência do ambiente de estocagem e da equipe de Enfermagem na determinação do prazo de validade do artigo esteri lizad o. [Monografia] Curitiba ( PR) : UFP R; 20 00.
Alves M E. Miguel Couto sem cir urg ias . Disponível em:
www.arq uivoglobo.globo.com> (02
jan . 200 6) .
Leite F. Hospitais do Rio já viviam crise em 2000. Disponível em: < h.ttpJ
/www . folha . uol.co m br > (02 jan .
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.