Fatores de satisfação e insatisfação profissional do enfermeiro de Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário de grande porte

Elaine Maria Ferreira, João Francisco Possari, Ana Maria B. Moderno

Resumo


O objetivo deste estudo foi conhecer os sentimentos (satisfação e insatisfação) dos enfermeiros de Centro Cirúrgico em relação a seu trabalho Assim, 17 profissionais de um hospital­ escol a público, em São Paulo, responderam a um questionário após terem tido ciência da pesquisa e assinado o   termo   de   consentimento    pós­ informação. O Ouestionário de Medida de Sat1sf ação no Trabalho, elaborado por Siqueira ' 3 , abordou sete fatores. satisfação geral, desgaste físico e psicológico, status da função, localização da empresa, benefícios compensadores, reconhecimento e desenvolvimento pessoal. Os resultados mostraram uma satisfação geral dos enfermeiros de Centro Cirúrgico com sua atividade profissional, principalmente em relação ao reconhecimento. Por outro lado, foi evidenciada insatisfação quanto ao desgaste físico e ps1cológ1co, à localização da empresa, aos benefícios, ao status da função e ao desenvol­ vimento  pessoal


Palavras-chave


satisfação profissional, Enfermagem; Centro Cirúrgico

Texto completo:

PDF/A

Referências


Matsuda LM. Sat isfaçã o profissional da equipe de Enfermagem de uma UT l-ad ulto: perspectiva de gestão para a qualidade da assistência. [Tese]. São Paulo (SP) : Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 200 2.

Kurcgant P, editor. Administração em Enferm agem. São Paulo:

EPU; 1 991 . As teorias da administração e os serviços de Enfermagem; P 3-1 3.

Dei Cura MLA. Sat isfaçã o profissiona l do enferm eiro. [Dissertação] . Ribeirão Preto (SP) : Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 1 99 4.

Herzberg F, Mausner 8, Snyderman B. The motivat ion to work. Ne w York: Willy; 1 959 .

Magalhães SRT. O enfermeiro e a gerência dos fatores produtores de satisfação e insatisfação na administração dos recursos human os. Hosp Adm Saúde. 1987; 11 ( 4):1 84-7 .

Antunes AV, Sant Anna LR. Satisfação e motivação no trabalho do enferm eiro. Rev Bras Enferm . 1996; 49(3) : 425 -34.

Lino MM . Sat isfação profissional entre enfermeiras de UT I: adaptação transcultural do índex of work satisfaction (IWS). [ Dissertação] : São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 1 999 .

Martins MCF. Satisfação no traba lho: elab oração de um instrumento e va riáveis que afetam a sat isfaçã o. [ Dissertaçã o] . Brasília ( DF): Universidade de Brasília. 198 5.

Dei Cura MLA, Rodrigues ARF. Satisfação profissional do enferm eiro. Rev Lat Am Enferm . 1 999; 7 (4) : 21-

Santos MS. A (in) satisfação do enfermeiro no traba lho: implicações para o gerenciamento das ações de Enfermagem - aspectos teóricos. [ Disserta ção] . Ribeirão Preto (SP) : Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Un iversidade de São Paulo; 1 9 99.

Dejours CA . A loucura do traba lho: um estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª ed. São Paulo: Cortez; 1 99 2.

Maslow AH. A theory of human motivat ion. Psychol Rev. 19 43 .

Siqueira MMM. Satisfação no trabalho. [ Dissertaçã o] . Brasília (DF): Universidade de Brasília. 1978.

Cunha KC. Fatores geradores de satisfação e insatisfação na prática de Enferm agem: identificação e análise feita por enfermeiras de um hospital de ensino. Ci Cult. 1 989; 41 (1) :53 -9

Marra CC, Fernandes NS, Carmagnani MIS. A qualidadeda ass istência de En ferm ag em e a motivação no traba lho. En foque. 1 988; 1 6(4) :88-9.

Moura GMSS. O estudo da satisfação no trabalho e do clima organizacional como fat ores co ntr ibutivos para o ser saudável no trabalho da En ferm agem. Texto Contexto Enferm 1 99 2; 1 (2) :1 67-79

Santos SR, Rodrigues Filho J. En ferm agem: fatores de sat isfaçã o. Rev Bras Enferm 1 995; 48(3) :242-50 .

Lima LM. Motivação na En ferm agem: uma abordagem teórica e uma visão prática da realidade . Texto Contexto Enferm 1 996; 5(2) :1 32-9.

Lunardi Filho WD. Prazer e sofrimento no tra ba lho: organização do processo de trabalho da Enferm agem. Rev Bras Enferm. 1997 ; 50 (1) :77-92.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Elaine Maria Ferreira, João Francisco Possari, Ana Maria B. Moderno

Rev SOBECC, São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2358-2871

Licença Creative Commons Revista SOBECC está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia