A humanização no gerenciamento de novas tecnologias por enfermeiras de Centro Cirúrgico
Palavras-chave:
humanização em Enfermagem, gerenciamento de novas tecnolo gias em Centro Cirúrgico, gerenciamento em Enfermagem.Resumo
O presente estudo, de natureza explor atóri o-de scritiv a, com abordagem quantitativa, objetivou avaliar a humanização desenvolvida por enfer meiras que gerenciam as novas tecnologi as de Centro Cirúrgico. A iniciativa ocorreu em hospitais de Feira de Santana (BA), no ano de 2002, e teve uma amostra constituída por 3 3 enfermeiras com experiência em Centro Cirúrgico. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário e, para a interpretação, a análise e a discus são dos resultados, o recurso da estatística de scritiv a . De todas as participantes, 84,4% disseram acreditar que a organização e a sistematização contribuem para a humanização e 53,1% afirmaram que há melhoria na qualidade da assistência com a combinação de atendimento humanizado e tecnologia. O estudo concluiu que o gerenciamento das inova ções tecnológicas nos Centros Cirúrgicos dos hospitais carece de atividades sistema tizadas para que possa proporcionar uma assistência humanizada e um melhor domínio das novas tecnologias
Referências
Groah LK . Enfermagem Perio peratória : a essência de qualidade e do cuidado. Rev SOBECC 1997; 2(3) :1 2-7.
Brasil. Decreto nº 9 4. 40 6, de 8 de junho de 1 987. Regulamenta a Lei nº 7. 498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências. ln: Conselho Regional de Enfermagem da Bah ia. Investindo na q ua lidade. Salvado r; 1999 .
Tipple AFV, Ruggiero EM, Pereira NR, Valenzuela S. Autonomia do paciente no Centro Cirúr gico: uma questão bioética . Rev SOBECC 1998; 3(1 ):19 -21 .
Rocha O S. A importância da atuação do profissiona l da área de saúde na reabilitação do paciente ( human izaçã o) . Mundo Saúde 1995; 19 (1) : 41-4 .
Mattos NL de. Atitude profissional do enfermeiro de Centro Cirúrgi co. Enfoque 1987; 1 5(1) :1 4-6 .
Ribeiro R de CN et ai. Tecnologia e humanização em Centro Cirúrgico e UTI. Rev SOBECC 20 0 1 ; 5(6) :11 .
Ferraz SB et ai. Sistematização e humanização no Centro Cir úrg ico. Rev SOBECC 1998; 3(4):27 -9
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.