Avaliação da efetividade da intervenção com material educativo em pacientes cirúrgicos: revisão integrativa da literatura

Bruno Castro Paiva, Cristina Silva Sousa, Vanessa Brito Poveda, Ruth Natalia Teresa Turrini

Resumo


Objetivo: Analisar a literatura científica produzida sobre métodos utilizados na avaliação da efetividade de tecnologias educativas impressas para
o paciente submetido a cirurgia. Método: Revisão integrativa da literatura, tendo como questão norteadora “quais os métodos utilizados para avaliar
a efetividade de tecnologias educativas impressas na educação do paciente cirúrgico?”. O período de publicação dos estudos foi de 2000 a 2017, nos de
dados: ISI Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, SCOPUS portais e/ou bases e Cochrane. Resultados: Foram inseridos dez artigos
de ensaios clínicos randomizados, todos com a tecnologia educativa impressa (folheto), e o uso dessa contribuiu para uma diminuição tanto da ansiedade
e depressão quanto dos níveis da dor. Conclusão: Apesar de avaliações positivas em relação à intervenção, ainda há dificuldades em mensurar a sua
efetividade, e não foi possível estabelecer o melhor instante para a aplicação dos instrumentos de medida.


Palavras-chave


Ensaio clínico; Folhetos; Enfermagem perioperatória; Educação em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700040006

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