Avaliação da efetividade da intervenção com material educativo em pacientes cirúrgicos: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Bruno Castro Paiva
  • Cristina Silva Sousa Hospital Sírio-Libanês http://orcid.org/0000-0001-5135-7163
  • Vanessa Brito Poveda Professor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
  • Ruth Natalia Teresa Turrini Livre Docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700040006

Palavras-chave:

Ensaio clínico, Folhetos, Enfermagem perioperatória, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar a literatura científica produzida sobre métodos utilizados na avaliação da efetividade de tecnologias educativas impressas para
o paciente submetido a cirurgia. Método: Revisão integrativa da literatura, tendo como questão norteadora “quais os métodos utilizados para avaliar
a efetividade de tecnologias educativas impressas na educação do paciente cirúrgico?”. O período de publicação dos estudos foi de 2000 a 2017, nos de
dados: ISI Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, SCOPUS portais e/ou bases e Cochrane. Resultados: Foram inseridos dez artigos
de ensaios clínicos randomizados, todos com a tecnologia educativa impressa (folheto), e o uso dessa contribuiu para uma diminuição tanto da ansiedade
e depressão quanto dos níveis da dor. Conclusão: Apesar de avaliações positivas em relação à intervenção, ainda há dificuldades em mensurar a sua
efetividade, e não foi possível estabelecer o melhor instante para a aplicação dos instrumentos de medida.

Biografia do Autor

Bruno Castro Paiva

Graduado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Cristina Silva Sousa, Hospital Sírio-Libanês

Doutora em Enfermagem pela EEUSP. Enfermeira no centro cirurgico do Hospital Sírio-Libanês

Vanessa Brito Poveda, Professor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Pós-doutora em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Ruth Natalia Teresa Turrini, Livre Docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Referências

Barros ALBL, Carneiro CS, Santos VB. A Educação em Saúde: Um Campo de Atuação Clínica e de Pesquisa na Enfermagem. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2011 [citado 2017 Junho 13] ; 24( 2 ): VII-VIII. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200001&lng=en

World Health Organization [Internet]. Health Education. Geneva, CH: World Health Organization. 2013 [citado 2017 Junho 13]. Disponível em: http://www.who.int/topics/health_education/en/.

Ferreira VF, Rocha GOR, Lopes MMB, Santos MS, Miranda SA. Educação em saúde e cidadania: revisão integrativa. Trab educ saúde [Internet]. 2014 [citado 2017 Junho 14]; 12(2):363-78. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000200009&lng=en&nrm=iso

Rodrigues VMCP. Transmissão e obtenção de informação em saúde. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2010 [citado 2017 Junho 13];15(5): 2639-46. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000500038&lng=en.

Torres HC, Candido NA, Alexandre LR, Pereira FL. O processo de elaboração de cartilhas para orientação do autocuidado no programa educativo em Diabetes. Rev Bras Enferm [Internet]. 2009 [citado 2017 Junho 13];62(2):312-6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000200023&lng=en.

Barros BR, Sousa CS, Turrini RNT. Knowledge of internet-using patients about the perioperative period of orthognathic surgery. J Nurs Educ Practice.2013;3(12):93-102.

Sousa CS, Turrini RNT. Creating and validating educational material for patients undergoing orthognathic surgery. Asian Nurs Res (Korean Soc Nurs Sci). 2012;6:166-72.

Áfio ACE, Balbino AC, Alves MDS, Carvalho LV, Santos MCL, Oliveira NR. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev Rene [Internet]. 2014 [citado 2017 Junho 13];15(1):158-65. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3108/2382

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.

Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CLGC. Revisão integrative versus revisão sistemática (editorial). Rev Min Enfermagem [Internet]. 2014 [citado 2017 Junho 13];18(1):1-260. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/904

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer? Einstein.2010;8(1):102-6.

Schulz KF, Altman DG, Moher D. CONSORT 2010 Statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. BMJ. 2010; 340: 698-702.

Clark HD, Well GA, Huet C, Mcalister FA, Salmi LR, Fergusson D, et al. Assessing the quality of randomized trials: reliability of the Jadad scale. Control Clin Trials. 1999; 20(5): 448-52.

Guo P, East L, Arthur A. A preoperative education intervention to reduce anxiety and improve recovery among Chinese cardiac patients: A randomized controlled trial. Int J Nurs Stud. 2012;49(2):129-37.

Watt-Watson J, Stevens B, Costello J, Katz J, Reid G. Impact of preoperative education on pain management outcomes after coronary artery bypass graft surgery: A pilot. Can J Nurs Res. 2000;31(4):41-56.

Watt-Watson J, Stevens B, Katz J, Costello J, Reid GJ, David T. Impact of preoperative education on pain outcomes after coronary artery bypass graft surgery. Pain. 2004:109(1-2):73-85.

Johansson K, Katajisto J, Salanterã S. Pre-admission education in surgical rheumatology nursing: towards greater patient empowerment. J Clin Nurs. 2010;19(21-22):2980-8.

Vukomanovic A, Popovic Z, Durovic A, Krstic L. The effects of short-term preoperative physical therapy and education on early functional recovery of patients younger than 70 undergoing total hip arthoplasty. Vojnosanit Pregl.2008;65(4):291-7.

Martorella G, Côté J, Racine M, Choinière M. Web-based nursing intervention for self-management of pain after cardiac surgery: Pilot randomized controlled trial. J Med Internet Res. 2012;14(6):e177.

Louw A, Diener I, Butler DS, Puentedura EJ. Preoperative education addressing postoperative pain in total joint arthroplasty: review of content and education delivery methods. Physiother Theory Pract. 2013;29(3):175-94.

Lim L, Chow P, Wong CY, Chung A, Chan YH, Wong WK, Soo KC. Doctor-patient communication, knowledge, and question prompt lists in reducing preoperative anxiety: a randomized control study. Asian J Surg. 2011;34(4):175-80.

Sousa CS, Turrini RNT, Poveda VB. Educational intervention in patients undergoing orthognathic surgery: Pilot study. J Nurs Educ Practice. 2015;5(5):126-34.

Demir F, Ozsaker E, Ilce AO. The quality and suitability of written educational materials for patients. J Clin Nurs. 2008;17(2):259-65.

Brito CJ, Silva Grigoletto ME, Toledo Nobrega O, Córdova C. Dimensionamento de amostras e o mito dos números mágicos: ponto de vista. Rev Andal Med Desporte [Internet]. 2016 [citado 2017 Junho 13];9(1):29-31. Disponível em: http://scielo.isciii.es/pdf/ramd/v9n1/articulo_especial.pdf

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Paiva, B. C., Sousa, C. S., Poveda, V. B., & Turrini, R. N. T. (2017). Avaliação da efetividade da intervenção com material educativo em pacientes cirúrgicos: revisão integrativa da literatura. Revista SOBECC, 22(4), 208–217. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700040006

Edição

Seção

Artigos de Revisão