Satisfação dos pacientes quanto ao manual de orientação pre e pós cirúrgica cardíaca
Palavras-chave:
Educação. Orientação.Satisfação do paciente.Resumo
A experiência da cirurgia é causadora de estresse e ansiedade ao paciente e à sua família, pelo receio do desconhecido e pelas dúvidas e incertezas quanto ao processo de recuperação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação dos pacientes quanto ao Manual de Orientações Pré e Pós Cirurgia Cardíaca, de modo a propor melhorias e modificação do manual nos próximos exemplares. Trata-se de um estudo de campo, quantitativo, descritivo-exploratório, realizado em um hospital público de São Paulo, especializado no atendimento a pacientes com afecções cardiovasculares. A amostra foi composta de 131 pacientes e a coletarealizada por meio de um questionário, considerando-se os aspectos ético-legais de pesquisas envolvendo seres humanos. Verificou-se que 128 (97,7%) pacientes acharam que o manual contribuiu para o preparo de sua cirurgia e 129 (98,5%) classificaram o manual como ótimo e bom. Houve importante aceitação dos pacientes em receber o manual de orientação no dia que antecede sua cirurgia, oque nos motiva a desenvolver esta prática em outras especialidades.
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