Validação de um protocolo de teleconsulta pré-operatória de enfermagem em hernioplastia e colecistectomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202328893

Resumo

Objetivo: Validar um protocolo de teleconsulta pré-operatória de enfermagem em hernioplastia e colecistectomia. Método: Estudo metodológico realizado em um hospital filantrópico localizado em Rio Branco, Acre. Participaram dez enfermeiros especialistas em assistência perioperatória. A validação ocorreu no período de agosto a outubro de 2021. O protocolo do estudo foi fundamentado na revisão de escopo do Instituto Joanna Briggs (JBI) e nos diagnósticos e nas intervenções de enfermagem de ansiedade e o risco de recuperação cirúrgica retardada. Os dados foram analisados pelo índice de validade de conteúdo, adotando o valor maior ou igual a 0,8 na análise global. Resultados: Os enfermeiros validaram o conteúdo proposto, atestando sua abrangência, clareza e relevância em todos os itens, com altos índices de validade de conteúdo globais maiores que 0,95. Conclusão: O protocolo construído foi validado por especialistas, sendo evidenciadas sua abrangência, clareza e relevância de sua tecnologia didática instrucional para aplicabilidade clínica no período pré-operatório.

Biografia do Autor

Tatiany Marques Bandeira, Hospital Santa Juliana – Rio Branco (AC), Brasil.

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestranda no Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material pela AVM Faculdade Integrada, e em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Atualmente é Coordenadora do Centro de Material e Esterilização - CME do Hospital Santa Juliana (HSJ) e Enfermeira do Núcleo de Segurança do Hospital Geral das Clínicas de Rio Branco (HGCRB). 

Natália Kaizer Rezende Ortega de Barros, Hospital Barra D’Or, Rede D’Or São Luiz – Niterói (RJ), Brasil.

Graduada em Enfermagem Bacharelado e Licenciatura pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).  Especialista em Centro Cirúrgico e CME no Hospital Sírio-libanês.

Rosimere Ferreira Santana , Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Niterói (RJ), Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Bolsista de Produtividade do CNPq 1D (2021). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (2006), atuando na graduação, na especialização em Enfermagem Gerontológica, no Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA), no Mestrado e no Doutorado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Tutora na Residência Multiprofissional em Saúde do Idosos - HUAP. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Gerontológica (NEPEG) e do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESAE). Atualmente é Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (2019-2022). Coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFF e a Azienda per L'assistenza Sanitaria Triestina - Itália (2017). Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE 2020-2021). Membro da Associação Internacional pela Cultura da Não Contenção. Membro da Sigma Theta Tau - Capítulo Rho Upsilon. Tem experiência na área de Enfermagem Gerontológica, Processo de Enfermagem e Formação Profissional em Prática Avançada, atuando nos temas: Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Geriátrica, Cuidados de Enfermagem, Processos de Enfermagem e Prática Avançada de Enfermagem.

Greiciane da Silva Rocha, Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – Rio Branco (AC), Brasil.

Pós-doutoranda do ENC-EEUSP, doutorado e mestrado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); Doutorado Sanduíche na University of California - Berkeley in Safe Transportation Research and Education Center (SafeTREC) através do PDSE/CAPES. Especialista em terapia intensiva pela Universidade Católica de Goiás - UCG). Docente Adjunta IV da Universidade Federal do Acre - UFAC, membro da sociedade brasileira de enfermeiros de centro-cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização - SOBECC, membro do Rho Upsilon Chapter - Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, líder do grupo de pesquisa: "Núcleo de estudos e pesquisa de causas externas e doenças crônicas - NEPCEDC/UFAC" Membro do grupo de estudos em trauma: assistência e indicadores de gravidade - EEUSP. No ensino atua nas áreas de enfermagem em centro-cirúrgico, enfermagem em urgência e emergência, assistência ao paciente crítico e traumatizado, enfermagem em gerontologia. Na extensão é coordenadora da liga acadêmica de prevenção de trauma de trânsito - LAPTT/UFAC. Na pesquisa atua na área de saúde coletiva (causas externas, epidemiologia da mortalidade e morbidade de doenças crônicas e agravos não-transmissíveis e gerontologia), na área de enfermagem (assistência de enfermagem perioperatória, enfermagem em urgência e emergência, assistência ao paciente crítico e traumatizado e processo de enfermagem).

Thalita Gomes do Carmo, Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Niterói (RJ), Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (Bacharel em 2006). Especialista em enfermagem nos moldes de Residência Clínica e Cirúrgica - Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). MBA em Controle e Gestão de Infecção Hospitalar pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa de São Paulo (2010). Mestre em Ciências do Cuidado e Saúde (MACCS) pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF (2010). Pós-Graduando em Enfermagem em Cirurgia Robótica - Instituição Israelita Albert Einstein (2020-2021) Formada pela Instituição Americana Cleveland State University/OH - USA em Inglês como Segunda Língua (2012). Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (2018). Enfermeira Plantonista do Centro Cirúrgico Cardiológico do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras (2008-2015). Professora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e Metodologia da Pesquisa da MBA Controle e Gestão de Infecção Hospitalar (2013 - Atual). Professora Adjunta C2 (40h), para a área de conhecimento: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO, do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica (MEM) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (2016 - Atual). Docente Permanente do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense (2019 - Atual)

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. DATASUS. Procedimentos hospitalares do SUS por local de internação – Brasil [Internet]. 2020 [cited on Apr. 11, 2022]. Available at: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/qiuf.def.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no 1.388, de 9 de junho de 2022. Define os procedimentos cirúrgicos prioritários no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde — Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, altera e exclui atributos e inclui procedimento na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Prótese e Materiais Especiais do SUS [Internet]. Diário Oficial da União de 10 de junho de 2022 [cited on Apr. 11, 2022]. Available at: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.388-de-9-de-junho-de-2022-407057607

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Diretrizes de práticas em enfermagem perioperatória e processamento de produtos para a saúde. 8a ed. São Paulo: SOBECC; 2021.

Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses. Orientações para a retoma da atividade cirúrgica eletiva na fase de desconfinamento (Covid-19) [Internet]. Lisboa: AESOP; 2020 [cited on Apr. 11, 2022]. Available at: https://www.aesop-enfermeiros.org/wp-content/uploads/2020/06/Orientacoes-AESOP-Retoma-Atividade-Cirurgica-Eletiva.pdf

Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução no 634, 26 de março de 2020. Autoriza e normatiza, "ad referendum" do Plenário do Cofen, a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), mediante consultas, esclarecimentos, encaminhamentos e orientações com uso de meios tecnológicos, e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União de 27 de março de 2020. Edição: 60. Seção 1. p. 117. [cited on Apr. 11, 2022]. Available at: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-634-de-26-de-marco-de-2020-249995879

Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN no 696/2022 – alterada pela resolução COFEN no 707/2022 e 713/2023. Dispõe sobre a atuação da Enfermagem na Saúde Digital, normatizando a Telenfermagem [Internet]. Diario Oficial da União de 17 de maio de 2022 [cited on Mar. 10, 2023]. Available at: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-696-2022_99117.html

Komariah M, Maulana S, Platini H, Pahria T. A scoping review of telenursing's potential as a nursing care delivery model in lung cancer during the COVID-19 pandemic. J Multidiscip Healthc. 2021;14:3083-92. https://doi.org/10.2147/JMDH.S337732 DOI: https://doi.org/10.2147/JMDH.S337732

Hançer AT, Demir P. Postoperative telenursing during the COVID-19 pandemic: improving patient outcomes. J Perianesth Nurs. 2022;S1089-9472(22)00604-9. https://doi.org/10.1016/j.jopan.2022.11.011 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jopan.2022.11.011

Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Diretrizes para elaboração de protocolos de Enfermagem na atenção primária à saúde pelos Conselhos Regionais [Internet]. Brasília: COFEN; 2018 [cited on Apr. 11, 2022]. Available at: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/03/Diretrizes-para-elabora%C3%A7%C3%A3o-de-protocolos-de-Enfermagem-.pdf

Ferretti-Rebustini REL, Rebustini F, Santoro CM, Alves WS, Paiva BC, Balbinotti MAA. Análise crítica dos instrumentos de avaliação multidimensional de fragilidade em idosos: uma síntese psicométrica. In: Anais do II Seminário Internacional em Saúde do Adulto: Tecnologias em Saúde 2019 Campinas: Galoá; 2019. [cited on Mar. 10, 2023]. Available at: https://proceedings.science/sisa-2019/trabalhos/analise-critica-dos-instrumentos-de-avaliacao-multidimensional-de-fragilidade-em?lang=pt-br

Hernández-Nieto RA. Contributions to statistical analysis. Mérida: Universidad de Los Andes; 2002.

Medeiros RKS, Ferreira Júnior MA, Pinto DPSR, Vitor AF, Santos VEP, Barichello E. Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em Enfermagem. Referência. 2015;IV(4):127-35. http://dx.doi.org/10.12707/RIV14009 DOI: https://doi.org/10.12707/RIV14009

Monteiro LBS, Souza PA, Almeida PF, Bitencourt GR, Fassarella CS. Nursing diagnoses in adults and elderlies in the preoperative period: a comparative study. Rev Bras Enferm. 2019;72(suppl 2):56-63. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0959 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0959

Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construcao e adaptacao de instrumentos de medidas. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(7):3061-8. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006

Lana LD, Silva MCS, Tanaka AKSR, Vieira RW, Rosa LGF, Aires M. Teleconsulta de enfermagem aplicações para pessoas idosas na pandemia da COVID-19. In: Santana RF, org. Enfermagem gerontológica no cuidado do idoso em tempos da COVID-19. 2a ed. rev. Brasilia: Editora ABEn; 2020. p 54-9. https://doi.org/10.51234/aben.20.e02.c09 DOI: https://doi.org/10.51234/aben.20.e02.c09

Pettersson ME, Öhlén J, Friberg F, Hydén LC, Wallengren C, Sarenmalm EK, et al. Prepared for surgery – communication in nurses' preoperative consultations with patients undergoing surgery for colorectal cancer after a person-centred intervention. J Clin Nurs. 2018;27(13-14):2904-16. https://doi.org/10.1111/jocn.14312 DOI: https://doi.org/10.1111/jocn.14312

Abrahão CL. Desenvolvimento de um instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem no período pré-operatório [dissertação]. Porto Alegre: Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 2019.

Lin MW, Chen CI, Cheng TT, Huang CC, Tsai JW, Feng GM, et al. Prolonged preoperative fasting induces postoperative insulin resistance by ER-stress mediated Glut4 down-regulation in skeletal muscles. Int J Med Sci. 2021;18(5):1189-97. https://doi.org/10.7150/ijms.52701 DOI: https://doi.org/10.7150/ijms.52701

Vu JV, Lussiez A. Smoking Cessation for preoperative optimization. Clin Colon Rectal Surg. 2023;36(3):175-83. https://doi.org/10.1055/s-0043-1760870 DOI: https://doi.org/10.1055/s-0043-1760870

Saad M, Salze B, Trillat B, Corniou O, Vallée A, Le Guen M, et al. Association between preoperative medication lists and postoperative hospital length of stay after endoscopic transsphenoidal pituitary surgery. J Clin Med. 2022;11(19):5829. https://doi.org/10.3390/jcm11195829 DOI: https://doi.org/10.3390/jcm11195829

Porcar E, Peral D. Usefulness of pre-anesthetic consultation to reduce the degree of anxiety in patients scheduled for surgical intervention. Rev Esp Anestesiol Reanim (Engl Ed). 2020;67(10):545-50. https://doi.org/10.1016/j.redar.2020.08.009 DOI: https://doi.org/10.1016/j.redare.2020.08.002

Kang E, Gillespie BM, Tobiano G, Chaboyer W. Discharge education delivered to general surgical patients in their management of recovery post discharge: a systematic mixed studies review. Int J Nurs Stud. 2018;87:1-13. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2018.07.004 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2018.07.004

Tobiano G, Walker RM, Chaboyer W, Carlini J, Webber L, Latimer S, et al. Patient experiences of, and preferences for, surgical wound care education. Int Wound J. 2023;20(5):1687-99. https://doi.org/10.1111/iwj.14030 DOI: https://doi.org/10.1111/iwj.14030

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Bandeira, T. M., Barros, N. K. R. O. de ., Santana , R. F. ., Rocha, G. da S. ., & Gomes do Carmo, T. . (2023). Validação de um protocolo de teleconsulta pré-operatória de enfermagem em hernioplastia e colecistectomia. Revista SOBECC, 28. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202328893

Edição

Seção

Artigos Originais