Necessidades de aprendizagem acerca da cirurgia cardíaca na perspectiva de pacientes e enfermeiros

Débora de Almeida Pereira, Tamyres Millena Ferreira, Jadiane Ingrid da Silva, Eduardo Tavares Gomes, Simone Maria Muniz da Silva Bezerra

Resumo


Objetivo: Verificar a concordância entre a percepção dos enfermeiros sobre a necessidade de aprendizagem dos pacientes em período pré-operatório
acerca da cirurgia cardíaca e os tópicos sobre os quais os pacientes mostram menor conhecimento. Método: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório,
realizado em duas etapas, em dois hospitais universitários na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Em uma primeira etapa, os pesquisadores
questionaram 30 enfermeiros sobre quais tópicos eles acreditavam que os pacientes tivessem mais dúvidas ou menor conhecimento. Na segunda etapa,
50 pacientes foram entrevistados para verificar seu conhecimento acerca dos 18 tópicos que os enfermeiros haviam julgado. Resultados: A média de
acertos dos pacientes foi igual a 5,92. Em 16 dos 18 tópicos avaliados, o conhecimento dos pacientes era menor na perspectiva dos enfermeiros do que
nos valores representados pelos acertos dos próprios pacientes. Conclusão: Os tópicos que os pacientes tiveram mais dúvidas devem se tornar focos de
atenção no processo educativo do enfermeiro, que necessita conhecer a população sob seus cuidados para melhor planejar suas ações.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Período pré-operatório; Cirurgia Cardíaca; Cuidados de Enfermagem

Texto completo:

PDF PDF/A (English)

Referências


Costa TMN, Sampaio CEP. As orientações de enfermagem e sua influência

nos níveis de ansiedade dos pacientes cirúrgicos hospitalares. Rev Enferm

UERJ. 2015;23(2):260-5. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.16534

Teixeira MV, Corrêa AR, Silqueira SMF, Carvalho DV. Avaliação dos

resultados das orientações pré-operatórias a pacientes submetidos

à cirurgia cardíaca eletiva. Rev Enferm Cent O Min. 2013;3(2):620-

http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.329

Erdmann AL, Lanzoni GMM, Callegaro GD, Baggio MP, Koerich

C. Compreendendo o processo de viver significado por pacientes

submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio. Rev Latinoam

Enferm. 2013;21(1):[08 telas].

Veiga EP, Gomes L, Melo GF. Fatores estressores em Unidade de

Terapia Intensiva: percepção de pacientes idosos e adultos no pósoperatório

de cirurgia cardíaca. Kairós Gerontol. 2013;16(3):65-77.

Ribeiro CP, Silveira CO, Benetti ERR, Gomes JS, Stumm SEM.

Diagnósticos de enfermagem em pacientes no pós-operatório

de cirurgia cardíaca. Rev RENE. 2015;16(2):159-67. http://dx.doi.

org/10.15253/rev%20rene.v16i2.2697

Sales PC, Bezerra SMMS. Educação popular como estratégia para a

promoção da saúde cardiovascular brasileira: uma revisão integrativa.

Saúde Colet. 2013;10(59):55-9.

Schmitz CR, Klock P, Santos JLG, Erdmann AL. Orientações no préoperatório

de cirurgia cardíaca a pacientes idosos: revisão integrativa. Rev

Enferm UERJ. 2013;21(3):391-6. https://doi.org/10.12957/reuerj.2013.7549

Pereira DF, Ferreira TM, Gomes ET, Silva T, Bezerra SMMS.

Conhecimento de pacientes no pré-operatório acerca da cirurgia

cardíaca. Rev Enferm UFPE online. 2017;11(Suppl. 6):2557-64.

Pasquali L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação.

ª ed. Petrópolis: Vozes; 2009.

Tibúrcio MP, Melo GSM, Balduíno LSC, Costa IKF, Dias TYAF, Torres

GV. Validation of an instrument for assessing the ability of blood

pressure measurement. Rev Bras Enferm. 2014;67(4):581-7. http://

dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670413

Bonin CDB, Santos RZ, Ghisi GLM, Vieira AM, Amboni R, Benetti

M. Construção e validação do questionário de conhecimentos para

pacientes com insuficiência cardíaca. Arq Bras Cardiol. 2014;102(4):364-

http://dx.doi.org/10.5935/abc.20140032

Fortunato JGS, Furtado MS, Hirabae LFA, Oliveira JA. Escalas de dor

no paciente crítico: uma revisão integrativa. Rev HUPE. 2013;12(3):110-

DOI: 10.12957/rhupe.2013.7538

Silveira LL, Almeida MA, Silva MB, Nomura ATG. Registros de

enfermagem acerca das ações educativas para pacientes submetidos

à artroplastia de quadril. Rev Eletr Enf. 2015;17(4). https://doi.

org/10.5216/ree.v17i4.31636

Camponogara S, Soares SGA, Silveira M, Viero CM, Barros CS, Cielo

C. Percepção de pacientes sobre o período pré-operatório de cirurgia

cardíaca. REME Rev Min Enferm. 2012;16(3):382-90. http://www.

dx.doi.org/S1415-27622012000300010

Ong J, Miller PS, Appleby R, Allegretto R, Gawlinski A. Effect of a

preoperative instructional digital video disc on patient knowledge

and preparedness for engaging in postoperative care activities.

Nurs Clin North Am. 2009;44(1):103-15. https://doi.org/10.1016/j.

cnur.2008.10.014

Felippe CM, Roque LO, Ribeiro IM. Contribuições das orientações

pré-operatórias na recuperação de pacientes submetidos a cirurgias

cardíacas. Rev Pesq Saúde. 2013;14(3):160-5.

Guo R, East L, Arthur A. A preoperative education intervention to

reduce anxiety and improve recovery among Chinese cardiac patients:

a randomized controlled trial. Int J Nurs Stud. 2012;49:129-37. https://

doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2011.08.008

Kalogianni A, Almpani P, Vastardis L, Baltopoulos G, Charitos C,

Brokalaki H. Can nurse-led preoperative education reduce anxiety

and postoperative complications of patients undergoing cardiac

surgery? Eur J Cardiovasc Nurs. 2016;15(6):447-58. https://doi.

org/10.1177/1474515115602678

Lopes CT, Carneiro CS, Santos VB, Barros ALBL. Diagnósticos de

Enfermagem validados em cardiologia no Brasil: revisão integrativa

de literatura. Acta Paul Enferm. 2012; 25(n. esp. 1):155-60. http://

dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000800024

Galdeano LE, Rossi LA, Pelegrino FM. Validação de conteúdo do

diagnóstico de enfermagem conhecimento deficiente. Acta Paul

Enferm. 2008;21(4):549-55.

Fernandes CM, Rangel N, Paula AC, Fernandes E, Silva RA, Reis S,

et al. Nursing diagnoses identified in pre-surgical of cardiac surgery

patients. Rev Enferm UFPE online. 2010;4(esp):1092-100. http://

dx.doi.org/10.5205/reuol.958-8027-5-LE.0403esp201022

Galdeano LE, Rossi LA, Dantas RAS. Deficient knowledge nursing

diagnosis: identifying the learning needs of patients with cardiac

disease. Int J Nurs Terminol Classif. 2010;21(3):100-7. https://doi.

org/10.1111/j.1744-618X.2010.01155.x




DOI: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800020005

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Debora de Almeida Pereira, Tamyres Millena Ferreira, Jadiane Ingrid da Silva, Eduardo Tavares Gomes, Simone Maria Muniz da Silva Bezerra

Rev SOBECC, São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2358-2871

Licença Creative Commons Revista SOBECC está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia