Unidade pré-operatória: uma nova proposta de atendimento e gestão
Palavras-chave:
Cuidados pré-operatórios. Enfermagem perioperatória. Administração de serviços de saúde.Resumo
Objetivo: Apresentar os resultados do processo da implantação de uma Unidade Pré-operatória. Método: Estudo descritivo e analítico tipo relato de experiência, tendo como meta o relato da implantação de uma unidade pré-operatória em um hospital geral privado, localizado no município de São Paulo, e da experiência dos profissionais envolvidos. Resultados: Constatou-se a eficiência de uma unidade pré-operatória como estratégia de otimização do centro cirúrgico, estabelecendo os processos com agilidade por uma equipe com olhar focado neste tipo de paciente. Conclusão: A Unidade Pré-operatória foi implantada como uma oportunidade de minimização da falta de leitos, visando centralizar serviços de forma a agilizá-lo, com o objetivo de promover maior integração e continuidade dos cuidados pré-operatórios à assistência proposta pelo Centro Cirúrgico, além de melhor organização das atividades administrativas e assistenciais.Referências
Gurgel Junior GD , Vieira MM F. Qualidade total e administração hospitalar: explorando disjunções conceituais. Ciênc Saúde Coletiva. 2002;7(2):325-34.
Corrêa HL, Caon M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas; 2002.
Cerili D, Ceretta GF, Rocha AC, Canterile NMG . Análise da satisfação dos usuários dos serviços de clínicas médica e cirúrgica em um hospital do Sudoeste do Paraná. RAHIS. 2014;11(2):106-22.
M endes ACG, Sá DA , Miranda GMD , Lyra TM , Tavares RAW. Assistência pública de saúde no contexto da transição demográfica brasileira: exigências atuais e futuras. Cad Saúde Publica. 2012;28(5):955-64.
Perroca MG , Jericó MC, Facudin SD. Monitorando o cancelamento de procedimentos cirúrgicos: indicador de desempenho organizacional. Rev Esc Enferm USP. 2007;41(1):113-9.
Santos MC, Rennó CSN. Indicadores de qualidade da assistência de enfermagem em centro cirúrgico: revisão integrativa da literatura. RAS. 2013;15(58):27-36.
Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização – SOBECC. Práticas recomendadas SOBECC: centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização. 6. ed. São Paulo: Manole; 2013.
J oint Commission Resources. Papel do enfermeiro na segurança do paciente e nos resultados do atendimento. In: Temas e estratégias para liderança em enfermagem: enfrentando os desafios hospitalares atuais. Porto Alegre: Artmed; 2008. p. 107-41
Celik J. Decreasing perioperative delays – a rapid process improvement project. AORN J. 2003;77(4):737-41.
Conrardy JA , Brenek B, Myers S. Determining the state of knowledge for implementing the universal protocol recommendations: an integrative review of the literature. AORN J. 2010;92(2):194-207.
V endramini RCR, Silva EA , Ferreira KASL, Possari JF, Baia WRM. Patient safety in oncology surgery: experience of the São Paulo State Cancer Institute. Rev Esc Enferm USP. 2010;44(3):827-32.
Santos CM, Caragnato RCA, Moraes CS. Equipe cirúrgica:adesão à meta 1 da cirurgia segura. Rev SOBECC. 2013;18(4):47-56.
Barbosa MH, Miranda Gourlat DM , Vieira de Andrade E, De Mattia AL . Análise da suspensão de cirurgias em um hospital de ensino. Enferm Glob. 2012;26:174-83.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.