Júri simulado como metodologia de ensino de centro de material e esterilização
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202227753Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Ensino, Aprendizagem baseada em problemasResumo
Objetivo: Relatar a experiência de um júri simulado como estratégia didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Centro de Material e Esterilização — vinculado ao curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), da Universidade de Pernambuco — utilizando uma abordagem remota, dadas as circunstâncias pandêmicas. Método: Relato de experiência elaborado por discentes e docentes da Universidade de Pernambuco. A atividade consistiu em um júri simulado, fundamentado em matéria jornalística sobre o caso Porter Adventist Hospital, relativo às consequências de supostas práticas inadequadas no processamento de produtos para saúde. O conteúdo foi traduzido e disponibilizado aos discentes, que atuaram como advogados de acusação e de defesa no caso, conforme determinação dos docentes. Três etapas compuseram o júri simulado: acusação, réplica e tréplica, com tempo estipulado de 15 minutos para acusação e réplica, e metade do tempo inicial para tréplica em resposta à defesa. Resultados: A acusação sustentou suas alegações, majoritariamente, na Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no 15/2012. Em contrapartida, a defesa ratificou seus posicionamentos na insuficiência de atestatórios contra o hospital Porter, réu do caso. Conclusão: No júri simulado, a formulação de argumentos impacta o processo de ensino-aprendizagem ao qualificar futuros enfermeiros para os requisitos de boas práticas no processamento de produtos para saúde, além da operacionalização, supervisão e gerenciamento dentro do Centro de Material e Esterilização.
Referências
Jurado SR, Vidal VGA, Silva AVD, Moreira A da S, Bassler TC, Sanchez A. Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática. Nursing [Internet]. 2019 Dez [citado 8 Abr 2021];22(259):3457-64. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3457-3464
Nascimento JL do, Feitosa RA. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. RSD [Internet]. 2020 Jan [citado 8 Abr 2021];9 (9):e622997551. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7551
Lovato FL, Michelotti A, Loreto EL da S. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae [Internet]. 2018 Abr [citado 8 Abr 2021];20(2):154-171. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690
Souza TF de, Cabral CG, Dantas JM. Júri simulado: recurso didático para um ensino CTS em aulas de química. Indagatio Didactica [Internet]. 2020 Nov [citado 8 Abr 2021];12(4):503-518. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21829
Lima BM de, Verri IA, Soares JYS, Oliveira SV de. Júri simulado como estratégia ativa de ensino de vigilância em saúde. Arq Ciênc Saúde UNIPAR [Internet]. 2020 Ago [citado 8 Abr 2021];24(2):125-129. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.7634
Coelho MP, Partelli ANM. Simulated jury in the teaching of ethics/bioethics for nursing. J Nurs UFPE online [Internet]. 2019 Feb [cited 2021 Apr 8];13(2):499-510. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238454/31371
Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa sobre Covid-19 [Internet]. Brasília [publicado em 2020 Jul; citado em 8 Abr 2021]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19
Bastos M de C, Canavarro D de A, Campos LM, Schulz R da S, Santos JB dos, Santos CF dos. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. REME [Internet]. 2020 Set [citado em 8 Abr 2021];24:e-1335. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415.2762.20200072
Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 7ª ed. São Paulo: Manole; 2017.
Daltro MR, Faria AA de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud Pesqui Psicol 2019 Abr [citado em 30 Abr 2021];19(1), 223- 237. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013
The Denver Post. At least one death, “hundreds of severe infections” linked to Porter hospital’s use of contaminated surgical instruments, lawsuit alleges [Internet]. Denver: Seaman J; 2019 Jun 16 [updated 2019 Jun 17; cited 2021 Apr 30]. Available from: https://www.denverpost.com/2019/06/16/porter-hospital-infections-surgical-sterilization-lawsuit/
Welter RB, Foletto D da S, Bortoluzzi VI. Active methodologies: a possibiity for students multiliteracy. RSD [Internet]. 2020 Jan [cited 2021 Apr 29];9(1):e106911664. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1664
Sousa Almeida R de, Costa DM, Sant’Anna SR de. Júri simulado na educação a distância: aplicação da gamificação no ensino da ética e do direito. Educon [Internet]. 2020 Set [citado em 29 Abr 2021];1(1): e20011016-e20011016. https://doi.org/10.47764/e20011016
Costa R da, Montenegro HR do A, Silva RN da, Almeida Filho, AJ de. Papel dos trabalhadores de enfermagem no centro de material e esterilização: revisão integrativa. Esc Anna Nery [Internet]. 2020 Jan [citado em 29 Abr 2021];24(3):1-13. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0316
Lucon SMR, Braccialli LAD, Pirolo SM, Munhoz CC. Formação do enfermeiro para atuar na central de esterilização. Rev SOBECC [Internet]. 2017 Jun [citado em 29 Abr 2021];22(2):90-97. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700020006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Beatriz Mendonça Morais Alves, Bárbara Maria Viana de Couto, Dhebora Santos de Souza, Nicolle Augusta Artoni de Brito, Marília Perrelli Valença, Emanuela Batista Ferreira e Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.