Júri simulado como metodologia de ensino de centro de material e esterilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202227753

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Ensino, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de um júri simulado como estratégia didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Centro de Material e Esterilização — vinculado ao curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), da Universidade de Pernambuco — utilizando uma abordagem remota, dadas as circunstâncias pandêmicas. Método: Relato de experiência elaborado por discentes e docentes da Universidade de Pernambuco. A atividade consistiu em um júri simulado, fundamentado em matéria jornalística sobre o caso Porter Adventist Hospital, relativo às consequências de supostas práticas inadequadas no processamento de produtos para saúde. O conteúdo foi traduzido e disponibilizado aos discentes, que atuaram como advogados de acusação e de defesa no caso, conforme determinação dos docentes. Três etapas compuseram o júri simulado: acusação, réplica e tréplica, com tempo estipulado de 15 minutos para acusação e réplica, e metade do tempo inicial para tréplica em resposta à defesa. Resultados: A acusação sustentou suas alegações, majoritariamente, na Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no 15/2012. Em contrapartida, a defesa ratificou seus posicionamentos na insuficiência de atestatórios contra o hospital Porter, réu do caso. Conclusão: No júri simulado, a formulação de argumentos impacta o processo de ensino-aprendizagem ao qualificar futuros enfermeiros para os requisitos de boas práticas no processamento de produtos para saúde, além da operacionalização, supervisão e gerenciamento dentro do Centro de Material e Esterilização.

Biografia do Autor

Beatriz Mendonça Morais Alves, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Graduanda de Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife - PE

Bárbara Maria Viana de Couto, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Graduanda de Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife - PE

Dhebora Santos de Souza, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Graduanda de Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife - PE

Nicolle Augusta Artoni de Brito, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Graduanda de Enfermagem, Universidade de Pernambuco, Recife - PE

Marília Perrelli Valença, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Doutora em Ciências da Saúde, Universidade de Pernambuco, Recife - PE

Emanuela Batista Ferreira e Pereira, Universidade de Pernambuco – Recife (PE), Brasil.

Doutora em Cirurgia, Universidade de Pernambuco, Recife - PE

Referências

Jurado SR, Vidal VGA, Silva AVD, Moreira A da S, Bassler TC, Sanchez A. Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática. Nursing [Internet]. 2019 Dez [citado 8 Abr 2021];22(259):3457-64. https://doi.org/10.36489/nursing.2019v22i259p3457-3464

Nascimento JL do, Feitosa RA. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. RSD [Internet]. 2020 Jan [citado 8 Abr 2021];9 (9):e622997551. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7551

Lovato FL, Michelotti A, Loreto EL da S. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae [Internet]. 2018 Abr [citado 8 Abr 2021];20(2):154-171. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690

Souza TF de, Cabral CG, Dantas JM. Júri simulado: recurso didático para um ensino CTS em aulas de química. Indagatio Didactica [Internet]. 2020 Nov [citado 8 Abr 2021];12(4):503-518. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21829

Lima BM de, Verri IA, Soares JYS, Oliveira SV de. Júri simulado como estratégia ativa de ensino de vigilância em saúde. Arq Ciênc Saúde UNIPAR [Internet]. 2020 Ago [citado 8 Abr 2021];24(2):125-129. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i2.2020.7634

Coelho MP, Partelli ANM. Simulated jury in the teaching of ethics/bioethics for nursing. J Nurs UFPE online [Internet]. 2019 Feb [cited 2021 Apr 8];13(2):499-510. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238454/31371

Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa sobre Covid-19 [Internet]. Brasília [publicado em 2020 Jul; citado em 8 Abr 2021]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19

Bastos M de C, Canavarro D de A, Campos LM, Schulz R da S, Santos JB dos, Santos CF dos. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. REME [Internet]. 2020 Set [citado em 8 Abr 2021];24:e-1335. http://www.dx.doi.org/10.5935/1415.2762.20200072

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 7ª ed. São Paulo: Manole; 2017.

Daltro MR, Faria AA de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud Pesqui Psicol 2019 Abr [citado em 30 Abr 2021];19(1), 223- 237. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013

The Denver Post. At least one death, “hundreds of severe infections” linked to Porter hospital’s use of contaminated surgical instruments, lawsuit alleges [Internet]. Denver: Seaman J; 2019 Jun 16 [updated 2019 Jun 17; cited 2021 Apr 30]. Available from: https://www.denverpost.com/2019/06/16/porter-hospital-infections-surgical-sterilization-lawsuit/

Welter RB, Foletto D da S, Bortoluzzi VI. Active methodologies: a possibiity for students multiliteracy. RSD [Internet]. 2020 Jan [cited 2021 Apr 29];9(1):e106911664. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1664

Sousa Almeida R de, Costa DM, Sant’Anna SR de. Júri simulado na educação a distância: aplicação da gamificação no ensino da ética e do direito. Educon [Internet]. 2020 Set [citado em 29 Abr 2021];1(1): e20011016-e20011016. https://doi.org/10.47764/e20011016

Costa R da, Montenegro HR do A, Silva RN da, Almeida Filho, AJ de. Papel dos trabalhadores de enfermagem no centro de material e esterilização: revisão integrativa. Esc Anna Nery [Internet]. 2020 Jan [citado em 29 Abr 2021];24(3):1-13. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0316

Lucon SMR, Braccialli LAD, Pirolo SM, Munhoz CC. Formação do enfermeiro para atuar na central de esterilização. Rev SOBECC [Internet]. 2017 Jun [citado em 29 Abr 2021];22(2):90-97. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700020006

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Morais Alves, B. M., Couto, B. M. V. de, Souza, D. S. de, Brito, N. A. A. de, Valença, M. P., & Pereira, E. B. F. e. (2022). Júri simulado como metodologia de ensino de centro de material e esterilização. Revista SOBECC, 27. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202227753

Edição

Seção

Relatos de Experiência