Percepção da equipe multidisciplinar acerca da assistência humanizada no centro cirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202000040004Palavras-chave:
Humanização da Assistência, Centros Cirúrgicos, Assistência à Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Comunicação InterdisciplinarResumo
Objetivo: Compreender as percepções dos profissionais da equipe multidisciplinar acerca da humanização no centro cirúrgico. Método: Estudo
de abordagem qualitativa, com fins descritivos, cuja coleta de dados ocorreu em um hospital público regional de média complexidade, de Brasília, Distrito
Federal, no período de agosto a outubro de 2019, com 18 profissionais das áreas médica e de enfermagem. Realizou-se entrevista aberta e de caráter individual
composta de cinco perguntas norteadoras, examinadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: As respostas a cada uma das questões
foram categorizadas, considerando-se que a assistência humanizada foi percebida como a busca pelo bem-estar dos pacientes, mantendo relação de
empatia pelo próximo com enfoque no atendimento holístico. Conclusão: A humanização envolve aspectos inerentes à condição de ser humano, e, para
sua efetivação, é necessário o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar nos cuidados com os pacientes.
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