Percepção da equipe multidisciplinar acerca da assistência humanizada no centro cirúrgico

Beatriz Coêlho Barboza, Carlos Alberto Lopes da Silva Costa Sousa, Lorena Araruna de Souza Morais

Resumo


Objetivo: Compreender as percepções dos profissionais da equipe multidisciplinar acerca da humanização no centro cirúrgico. Método: Estudo
de abordagem qualitativa, com fins descritivos, cuja coleta de dados ocorreu em um hospital público regional de média complexidade, de Brasília, Distrito
Federal, no período de agosto a outubro de 2019, com 18 profissionais das áreas médica e de enfermagem. Realizou-se entrevista aberta e de caráter individual
composta de cinco perguntas norteadoras, examinadas por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: As respostas a cada uma das questões
foram categorizadas, considerando-se que a assistência humanizada foi percebida como a busca pelo bem-estar dos pacientes, mantendo relação de
empatia pelo próximo com enfoque no atendimento holístico. Conclusão: A humanização envolve aspectos inerentes à condição de ser humano, e, para
sua efetivação, é necessário o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar nos cuidados com os pacientes.


Palavras-chave


Humanização da Assistência; Centros Cirúrgicos; Assistência à Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Comunicação Interdisciplinar

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DOI: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202000040004

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