DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PARTURIENTES DURANTE TRANSOPERATÓRIO - CIPE BETA 2
Palavras-chave:
Diagnóstico de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, C.entro Cirúrgico Hospitalar,Resumo
Estudo realizado no Centro Cirúrgico de uma maternidade pública, objetivando identificar a freqüência dos diagnósticos de Enfermagem mais comuns seguindo a CIPE em emergência obstétrica no período transoperatório de cesárca. Pesquisa do tipo descritivo-exploratória, quantitativa. Utilizou-se um instrumento para a entrevista, exame físico e observação de 30 partLirientes. Nos resultados foi identificada a freqüência dos seguintes diagnósticos de Enfermagem: 100% de risco para infecção na ferida cirúrgica, 100% no sistema urogenital pelo uso de cateter urinário, 100% devido ao uso de cateter venoso periférico e de 90% queimadura de pele pelo uso do bisttiri elétrico. Pode-se concluir que os dados encontrados neste estudo
permitiram a identificaçãtr de tais diagnósticos de Enfermagem possibilitando planejamento e intervenção das ações de Enfermagem.
Referências
Sociedade Brasileira de Enfermei ros de Centro Cirúrgico, Recupera ção Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Práticas Recomendadas
da SOBECC. 4^ ed. São Paulo: SOBECC; 2007.
Conselho Internacional de Enferma gem. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: beta 2. São Paulo; 2003.
Carpenito LJ. Manual de diagnóstico de enfermagem. 6^ ed. Porto Alegre: Artmed; 1999.
Sparks MS, Taylos CM, Dier JG. Diagnóstico em enfermagem. Rio de
Janeiro: Reichmann & Affonso; 2000.
Santos NCM. Centro cirúrgico e os cuidados de enfermagem. São Paulo: látria; 2003.
Meeker MH, Rothrock JC. Alexander: cuidados de enfermagem ao pa
ciente cirúrgico. 10^ ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1997.
Moura LPAM. Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação anestésica. 7^ed. São Paulo: SENAC; 2004.
Ferreira LMB, Ribeiro MCM. Centro cirúrgico - o espaço de fazer enfer
magem. Rio de Janeiro: EPUB; 2000.
Carpenito LJ. Diagnósticos de enfermagem: aplicação à prática clínica. 8^ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.
Grinbaum RS. Prevenção da infecção de sítio cirúrgico. 2^ ed. São Paulo:APECIH; 1999.
Lacerda RA. Controle de infecção em centro cirúrgico: fatos, mitos e contro'érsias. São Paulo: Atheneu; 2003.
Moreira MC, Souza SR. Procedi mentos e protocolos. Rio de Janeiro:
LAB;2005.
Ritchtmann R, Levin AS. Infecção relacionada ao uso de cateteres vas
culares. 2^ ed. São Paulo: APECIH; 1999.
Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico- cirúrgica. 10'^ ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.