Posicionamento cirúrgico e as complicações transoperatórias: recomendações de cuidados intraoperatórios.
Palavras-chave:
posicionamento cirúrgico, complicações intraoperatórias, práticas recomendadas.Resumo
A Enfermagem Perioperatóriaé responsável pela assistência ao pacientecirúrgico, sendo o posicionamento cirúr-gico um dos fatores fundamentais para aobtenção de um procedimento seguro eefetivo. O objetivo do estudo Foi o deidentificar os cuidados no intraoperatório,no momento anestésico-cirúrgico, quevisam à diminuição dos riscos de lesõesnos posicionamentos comumente utiliza-dos e os que mais causam alterações nopaciente cirúrgico. A presente pesquisaé uma revisão bibliográfica do tipo descri-tiva-exploratória, através de informaçõespesquisadas na literatura especializada.Entre os protocolos pesquisados para oposicionamento adequado do pacienteno período operatório, as recomenda-ções da AORN foram as que mais seadequaram, por orientarem a Enfermagemem todas as etapas da intervenção cirúr-gica, mostrando a razão dos cuidadose explicando a importância do uso dedispositivos de proteção. Haja vista aimportância da Enfermagem promovera assistência ao paciente em todas asfases do procedimento cirúrgico, usandopadrões de cuidados que buscam a di-minuição dos riscos de lesões decorrentesda posição.Referências
Meeker MH, Rothrock JC. Alexander. Cuidados de Enfermagem ao paciente cirúrgico. 10' ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1997.
Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura [dissertação]. Ribeirão Preto Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2005.
Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação
Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Práticas recomendadas - SOBECC. 28 ed. rev. atual. São Paulo: SOBECCI 2003.
Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós- Anestésica e Centro de Material e Esterzaço. Prátjcas recomendadas - SOBECC. 38 ed. São Paulo: SOBECC1 2005
Meeker MH, Rothrock JC. Alexander cuidados de Enfermagem ao paciente cirúrgico. 138 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2007. Segurança do paciente e am6iente1 p.l 5-31.
Oliveira ACM. Posicionamento do paciente. In: Manica J. Anestesiologia: princípios e técnicas. Porto Alegre: Art. med; 1992. p.87-1 22.
Magalhães ACM. Posicionamento do paciente. In: Manica J. Anestesiologia: princípios e técnicas. 38 ed. Porto Alegre: Artmed; 2004. p. 194-214.
Palazzo S. Análise dos procedimentos e recursos de proteção utilizados nas posições cirúrgicas [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo1 2000.
Smeltzer SC, Brenda GB. Brunner & Suddarth: tratado de Enfermagem médico- cirúrgica. 98 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002. Tratamento intraoperatório em Enfermagem 1 p.3l9-36.
Campos SMCL, Ayres JA, 01- bri6 SRLR, Nitsche MJT, Posso MBS.
Sistemática da assistência de EnFermagem Perioperatória - percepção de enfermeiros assistenciais. Rev SOBECC. 2000 5(4)21-5.
Domenico EBL, Ide CAC. Enfermagem baseada em evidências: princípios e aplicabilidades. Rev Latino-Am Enferm. 20031 1(1)1 15-8.
Caliri MHL, Marziale MHP A prática de Enfermagem baseada em
evidências: conceitos e inFormações disponíveis anIme. Rev Latino-Am Eníerm. 2000j8(4):103-4.
Galvão CM, Sawada NO, Rossi LA. A prática baseada em evidências
considerações teóricas para sua implementação na Enfermagem Perioperatória. Rev Latino- Am Enferm. 20021 1 0(5):690-5.
Polit DE, Beck CI, Hungler BP Fundamentos de pesquisa em Enfermagem. a ed. Porto Alegre: Artmed; 1995.
Association aí Perioperative Registered Nurses. Standards recommended and guidelines. Denver; 1999
Association of Perioperative Registered Nurses. Standards recommended and guidelines. Denver; 2006.
Association of Perioperative Registered Nurses. Standards recommended and guidelines. Denver; 2000.
Crenshaw AHC. Cirurgia ortopédica. 10' ed. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan; 1995
Ferreira LMB, Ribeiro MCM. Centro cirúrgico - o espaço de Fazer Enfermagem. Rio de Janeiro: EDC 1 2000.
Cioato MJ, Silva AMDS. Posicionamento cirúrgico - temas da atualidade em centro cirúrgico. Porto Alegre: HCPAJ 1999.
Categorias dos padrões de Enfermagem perioperatória - Parte 1. Rev
SOBECC. 2002;7(2):810.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.