AQUECIMENTO PARA 8º CONGRESSO

Autores

  • Lígia Garrido Calicchio Presidente da SOBECC em Exercício
  • Aparecida de Cassia Giani Peniche Diretora de Publicação e Divulgação

Resumo

Chegamos a 2007, um ano que,  para a SOBECC,  já começou  com  muito trabalho. Afinal, faltam apenas alguns meses para a oitava edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirú rgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, que vai ser realizado em São Paulo, de 7 a 1O de julh o. Nesta edição, aliás, você já confere, em primeira mão, os temas da programação oficial do evento, que  vão  tratar  de  um  pouco  de  tudo  que  o  enfermeiro  vivencia  no  dia-a- dia do  Bloco  Operatório,  dos desafios para a prestação de uma assistência de qualidade e para o funcionamento harmônico das áreas às diversas demandas administrativas impostas pelo cotidiano numa instituição de saúde .

Pegando carona nessa variedade de situações, selecionamos, para este número da sua revista, artigos que jogam luz sobre vários aspectos da nossa prát ica. Nas páginas seguintes, não deixe de conhecer a opinião de uma equipe de Enfermagem sobre a atividade do instrumentador cirúrgi co, que ratifica a importância desse profissiona l no  ato  anestésico-cir úrg ico.  Da  mesma  forma,  surpreenda-se  com  o  perfil  dos  pacientes  que tiveram suas cirurgias canceladas em decorrência da hipertensão arterial perioperatória, um trabalho que, acima de tudo, deixa patente a necessidade de melhor controle e monitoração dos hipertensos no pré-operatório. Esse grupo,  afinal,  representa  em  torno de 1 5% a 20% da  população  brasileira.

Mas não paramos por aí. Publicamos também um estudo original de pesquisadores que observaram a limpeza de instrumentais odontológicos por acadêmicos de Odontologia e constataram uma série de falhas nos procedimentos, evidenciando que o ensino do processo de desinfecção de artigos para esse público precisa de  aprimoramento, de  preferência  com  a  participação  de  um  profissional  especializado  -  o enferm eiro.  Para terminar, um levantamento bastante oportuno, nestes meses pré-congresso, analisa cuidadosamente a produção científica na área de esterilização e aponta que, apesar de ter havido um crescimento nessas abordagens a partir do ano de 2000, o tema ainda carece de mais estudos e de maior divulgação dentro da Enfermagem como um todo.

Está  aí,  portanto,  uma  boa  oportunidade  de  melhorar  as estatíst icas. Se você,  por acaso,  tem  algum estudo inédito sobre as áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, por que não aproveitar o 8º Congresso da SOBECC para compartilhar suas descobertas com centenas de colegas na apresentação de pôsteres e pesquisas? Até o dia 6 de abril a Comissão de Temas Livres ainda estará recebendo  trabalhos  para  ava liação.

O fato é que esperamos que o conteúdo desta edição sirva como um aquecimento para o que estamos programando para você no 8° Cong resso. Leia e prepare-se!

Downloads

Publicado

2007-03-31

Como Citar

Calicchio, L. G., & Peniche, A. de C. G. (2007). AQUECIMENTO PARA 8º CONGRESSO. Revista SOBECC, 12(1), 4. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/347

Edição

Seção

Editorial