Refletindo sobre o cuidar no Centro de Material e Esterilização
Palavras-chave:
processo de trabalho, Centro de Material e Esterilização, processo de cuidar.Resumo
Este artigo objetiva a reflexão com base na análise do processo de trabalho e do processo de cuidar do enfermeiro que atua no Centro de Material e Esterilização, bem como em sua relação com o cuidado, sabidamente a essência da Enfermagem. Dependendo da vertente que se considere, podemos ou não aceitar que suas atividades sejam consideradas um ato de cuidado ainda que indireto, porém o que se questiona atualmente não é a característica dessa ação, mas sua finalidade como fator identificador da Enfermagem. Levando em conta a estrutura dominante das práticas de saúde e a evolução tecnológica dos produtos, os objetos de trabalho do CME, surgem novas questões sobre o futuro da área e do enfermeiro que lá exerce sua profissão, incluindo o aspecto ético. Assim, a transformação desse papel e das relações com o processo de cuidar em saúde resultará, sem dúvida, numa revalorização de tal profissional.Referências
Night inga le F Nota s sobre a Enferm agem: o q ue é o que nao e. Trad. de Amália Correa de Carvalho. São Paulo: Cortez; 1989 .
Na kamae DD. No vos caminhos da En ferm agem: por mudanças no ensino e na prática da profissão. São Paulo: Cortez; 1987 .
Ide CAC A coordenação do processo de cuidar. ln Ide CAC , De Domenico EBL. Ensina ndo e aprende ndo um novo estilo de cuidar. São Paulo: Atheneu; 2001 . cap. 3, p. 153
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.