Refletindo sobre o cuidar no Centro de Material e Esterilização

Silvia Ricci Tonelli, Rúbia Aparecida Lacerda

Resumo


Este artigo objetiva a reflexão com base na análise do processo de trabalho e do processo de cuidar do enfermeiro que atua no Centro de Material e Esterilização, bem como em sua relação com o cuidado, sabidamente a essência da Enfermagem. Dependendo da vertente que se considere, podemos ou não aceitar que suas atividades sejam consideradas um ato de cuidado ainda que indireto, porém o que se questiona atualmente não é a característica dessa ação, mas sua finalidade como fator identificador da Enfermagem. Levando em conta a estrutura dominante das práticas de saúde e a evolução tecnológica dos produtos, os objetos de trabalho do CME, surgem novas questões sobre o futuro da área e do enfermeiro que lá exerce sua profissão, incluindo o aspecto ético. Assim, a transformação desse papel e das relações com o processo de cuidar em saúde resultará, sem dúvida, numa revalorização de tal  profissional.

Palavras-chave


processo de trabalho; Centro de Material e Esterilização; processo de cuidar.

Texto completo:

PDF/A

Referências


Night inga le F Nota s sobre a Enferm agem: o q ue é o que nao e. Trad. de Amália Correa de Carvalho. São Paulo: Cortez; 1989 .

Na kamae DD. No vos caminhos da En ferm agem: por mudanças no ensino e na prática da profissão. São Paulo: Cortez; 1987 .

Ide CAC A coordenação do processo de cuidar. ln Ide CAC , De Domenico EBL. Ensina ndo e aprende ndo um novo estilo de cuidar. São Paulo: Atheneu; 2001 . cap. 3, p. 153


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Silvia Ricci Tonelli, Rúbia Aparecida Lacerda

Rev SOBECC, São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2358-2871

Licença Creative Commons Revista SOBECC está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia