Tecnologia e Humanização
Resumo
Acabaram-s e as comemorações de fim de ano, retomamos algumas atividades que não se encerraram com o ano de 2003 e assumimos outras, necessárias para nosso cresciment o. Entendemos que a Revista SOBECC faz o mesmo movimento, uma vez
que, neste número, aborda temas já discutidos em congressos anteriores, mas que continuam a encantar os pesquisado res.
Assim é também a tecnologia associada ao conhe ciment o cie nt ífico, que contesta conceitos e permite adequá-los sem a perda de sua eficácia e credibilidade. Essa realidade está estampada na presente edição com as pesquisas referentes à utilização do campo cirúrgico de tecido e não-tecido e ao uso apropriado das luvas cirúr gicas .
Mas é o homem, nesse processo, quem mais frutos colhe com tal associação, pois é a partir dela que o ser humano se questiona, se relaciona, se planeja, enfim, que aprende a criar outros núcleos e a respeitar os indivíduos.
Acreditamos que essas características sejam funda mentais para o desenvolvimento de uma assistência de Enfermagem que priorize o binômio cirúrgico paciente e família, e não só a tec nologia.
É por compreendermos esse binômio que cada vez mais sentimos a necessidade da atuação do enfermeiro e da equipe de Enfermagem nas diversas áreas da instituição de saúde, mesmo naquelas em que o profissional não presta uma assistência direta ao paciente, e, sim, indireta, porém fundamental, como é o caso do Centro de Material e EsterilizaçãoDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista SOBECC, os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença. A licença CC BY 4.0 permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à Revista SOBECC o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes e/ou o trabalho na sua totalidade visando promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Com esta licença, os autores podem assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista SOBECC. Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na Revista SOBECC, visto que isso pode aumentar a visibilidade e o impacto do trabalho.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.