A EMPREGABILIDADE DO ENFERMEIRO: QUALIFICAÇÃO OU COMPETÊNCIA?

Mara Regina Lemes De Sordi

Resumo


Este artigo discute formação do enfermeiro em tempos de globa!t'zação, buscando interpretar a questão da empregabi!tdade como um componente do processo de exclusão/inclusão dos traba­ lhadores no mercado de  trabalhoO pre­sente relato também aponta a neceSSJdade de uma reflexão crítica sobre as novas exigências do mundo profissional e ana!tsa as contradições entre educação e trabalho, assim como os impactos  de  tais aspectos na formação inicial e continuada dos enfermeiros.

 


Palavras-chave


empregabilidade, globalização, exclusão, mercado de trabalho, formação profissional

Texto completo:

PDF/A

Referências


BORDIEU, P. & CHAMPAGNE, P Os excluídos do interior. ln: NOGUEIRA, M.A. & CATANI, A. (org) Escritos da Educação. 3ª ed., Petrópolis: Vozes, 2001.

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1 99 5 .

KUENZER, A.Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestã o. ln: Ferreira, N .S. Carapeta (org) Gestão democrática da ed ucação : atuais tendências, novos desafios. SP: Cortez, 1998.

KUENZER, A.Z. O que muda no cotidiano das salas de aula universitárias com as mudanças no mundo do trabalho? ln: CASTANHO, S. & CASTANHO,

M.E. (org) Temas e textos em Meto­ dologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 20 0 1 .

MORIN, E. Complexidade e transdis­ ciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.

PERRENOUD, P A pedagogia na es­ cola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. 2ª ed., Porto Ale­ gre: Artmed, 20 0 1 .

PERRENOUD, P.; PAOUAY, L.; ALTED, M .; CHARLIER, E. (org)

Formando professores profission ais. Ouais estratégias? Üuais competências? 2ª ed., Porto Alegre, Artmed, 2001.

RAMOS, M. N. Oualificação, compe­ tências e certificação: visão educacional. Formação/Ministério da Saúde. PROFAE,

v. 1, n. 2, mai. 2001, Brasí lia.

RICÚPERO, R. A miséria do Brasil e do mun do. Folha SP, cad . B2, 2002, (3/2/2002).

SORDI, M.R.L. Problematizando o papel da avaliação da aprendizagem nas meto­ dologias inovadoras na área da saúde. Re­ vista de Educação PUC-Campinas, nº 9, dez. 2000.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Mara Regina Lemes De Sordi

Rev SOBECC, São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2358-2871

Licença Creative Commons Revista SOBECC está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia