Retirada de múltiplos órgãos para transplante: olhar do enfermeiro

Autores

  • Kelen Patrícia Mayer Machado Enfermeira, Graduada Pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);
  • Rita Catalina Aquino Caregnato Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Educação, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Brasil (ULBRA).

Palavras-chave:

Enfermagem de centro cirúrgico. Transplante. Transplante de órgãos. Obtenção de tecidos e órgãos

Resumo

cer a atuaçào da equipe de enfermagem que trabalha no Centro Cirúrgico (CC) na retirada de múltiplos órgãos para transplante foi o objetivo deste estudo, que se trata de uma pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, realizada com quatro enfermeiras de CC de quatro hospitais de Porto Alegre ( RS) reconhecidos pela Central de Transplantes como capacitados para retirada de múltiplos órgãos. A coleta dos dados se deu em setembro de 2010, com entrevista semi-estruturada. Na análise de conteúdo temática emergiram cinco categorias: dificuldades encontradas no processo de retirada de múltiplos órgãos: equipe multiprofissional da retirada de múltiplos órgãos: postura ética frente ao doador: evolução da enfermagem no processo doação-transplante: e sistematização da assistência de enfermagem na retirada de múltiplos órgãos para transplante. As enfermeiras consideram suas equipes capacitadas e comprometidas para atuar no processo de retirada de múltiplos órgãos para transplante e todas utilizam sistematização da assistência de enfermagem para executar o processo. embora utilizem denominações diferentes.

Referências

Hospital Pompéia. Manual de captaçãode órgãos e tecidos: Hospital Pompéia,RS, Brasil. Caxias do Sul: São Miguel;2003.

Brasil. Tribunal de Contas da União.Programa de Doação, Captação eTransplante de Órgãos e Tecidos: relatóriode avaliação de programa. Brasília: TCU/Secretaria de Fiscalização e Avaliação deProgramas de Governo; 2006.

Pinheiro C, Carvalho TSW. Rotinasem terapia intensiva. 3a ed. Porto Alegre:Artmed; 2004.

Cintra V, Sanna C. Transformaçãona administração em enfermagem nosuporte aos transplantes no Brasil. RevBras Enferm. 2005;58(1):78-81.

Rosa BA. Efeitos do processo de do-ação de órgãos e tecidos em familiares:intencionalidade de uma nova doação[tese doutorado]. São Paulo: Escola Pau-lista de Medicina, Universidade Federalde São Paulo; 2005.

Pereira WA, Fernandes RC, SolerWV. 1 Reunião de diretrizes básicaspara captação e retirada de múltiplosórgãos e tecidos da Associação Brasileirade Transplante de Órgãos. São Paulo:ABTO; 2003.

Lópes MA, Cruz MJR. Guias práticosde enfermagem: centro cirúrgico. SãoPaulo: Graw-1—1i11; 2000.

Conselho Regional de Medicina doEstado do Rio Grande do Sul. Doaçãode órgãos [Internet]. Porto Alegre:CREMERS; 2010. [citado 2011 mar 31.Disponível em: http://www.cremers.org.br/dowload/doacao.

Conselho Federal de Enfermagem.Resolução n. 292, 07 de junho de 2004.Normatiza a atuação do enfermeiro nacaptação e transplante de órgãos e te-cidos [Internet]. Brasília; 2011. [citado2011 mar 03]. Disponivel em: http://site.portalcofen.gov.br/node/4328

Smeltzer SC, Bare BG, Hinkle JL, etal. Brunner & Suddarth: tratado de enfer-magem médico-cirúrgica. lI ed. Rio deJaneiro: Guanabara Koogan; 2009. 2v.

Minayo MCS. O desafio do conhe-cimento: pesquisa qualitativa em saúde.São Paulo: Hucitec; 2008.

Caregnato RAC. Estresse da equipemultiprofissional na sala de cirurgia:um estudo de caso [dissertação]. PortoAlegre: Universidade Federal do RioGrande do Sul; 2002.

Caregnato RCA, Lautert L. O estres-se da equipe multiprofissional na salade cirurgia. Rev Bras Enferm. 2005;58(5):545-50.

Brasil. Ministério da Saúde. Portarian. 905, de 16 de agosto de 2000. Dispõesobre a remoção de órgãos, tecidos epartes do corpo humano para fins detransplante e tratamento e dá outrasprovidências [Internet]. Brasília; s.d.[citado 2011 mar 03]. Disponível em:http://www.brasilsus.com.br/legislaco-es/gm/8409-905.

Sociedade Brasileira de Enfermeirosde Centro Cirúrgico, Recuperação Anes-

Downloads

Publicado

2012-03-31

Como Citar

Machado, K. P. M., & Caregnato, R. C. A. (2012). Retirada de múltiplos órgãos para transplante: olhar do enfermeiro. Revista SOBECC, 17(1), 45–53. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/194

Edição

Seção

Artigos Originais