Estratégia Lúdicas na Assistência ao paciente pediátrico: Aplicabilidade ao Ambiente Cirúrgico

Autores

  • Gisele dos Santos Marmelo Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein (FEHIAE).
  • Dulcilene Pereira Jardim Enfermeira, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Docente do Curso de Pós-Graduação da FEHIAE, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Palavras-chave:

Enfermagem de Centro Cirúrgico, Humanização da assistência, Criança hospitalizada, Jogos e brinquedos, Musicoterapia.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de revisão deliteratura com o objetivo de realizar um levantamentodas estratégias de humanização utilizadas pela equi-pe de saúde com o paciente pediátrico no contextohospitalar, e apontar a aplicabilidade dessas técnicasao bloco cirúrgico. Foram encontradas as estratégiasda Brincadeira Terapêutica, Musicoterapia, Bibliotera-pia, Arteterapia, Ambiente Decorado e Terapia Assis-tida porAnimais. Os estudos mostram aplicabilidadeda Brincadeira Terapêutica e da Musicoterapia aobloco cirúrgico nos períodos pré-operatório imediatoe pós-operatório imediato na sala de recuperação pós-anestésica, com os devidos cuidados necessários àsquestões assépticas e de sonoridade desses setores.Salienta-se que, além do uso das técnicas lúdicas, énecessário do profissional de enfermagem do blococirúrgico um cuidado individualizado e humanizadoao pequeno paciente neste momento estressante dahospitalização. Sugerem-se novas pesquisas sobreo cuidado de enfermagem humanizado ao pacientepediátrico no ambiente cirúrgico testando estas ououtras técnicas lúdicas.

Referências

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Marmelo, G. dos S., & Jardim, D. P. (2016). Estratégia Lúdicas na Assistência ao paciente pediátrico: Aplicabilidade ao Ambiente Cirúrgico. Revista SOBECC, 18(2), 57–66. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/143

Edição

Seção

Artigos de Revisão