Capacitação da enfermagem no processamento de produtos para atuação em expedições na amazônia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201900030009

Palavras-chave:

Enfermeiras e Enfermeiros, Esterilização, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Desenvolvimento de Pessoal.

Resumo

Introdução: No Brasil, o acesso universal e equânime aos serviços de assistência à saúde dos povos indígenas ainda é um desafio, considerando, a dificuldade de inserção da saúde básica e das equipes multiprofissionais em terras indígenas. A organização da sociedade civil de interesse público Expedicionários da Saúde realiza expedições no Norte do país para promover a saúde dos povos indígenas. Objetivo: O presente artigo descreveu a experiência de capacitação que habilitou a equipe de enfermagem para atuar no Centro de Material Esterilização durante expedições. Método: Pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, que descreve as etapas de capacitação para enfermeiros atuarem no centro de material, em hospital de campanha, durante expedições na Amazônia. Resultados: A capacitação proposta foi satisfatória e os participantes desenvolveram as competências almejadas, por meio do aporte teórico e das atividades práticas. Conclusão: Observou-se que envolver enfermeiros em atividades voluntárias desperta o interesse na formação permanente, bem como aprimora seu conhecimento técnico-científico.

Biografia do Autor

Cintia Rachel Gomes Sales, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas/SP.

Doutoranda em Enfermagem pela FEnf/UNICAMP (2014), bolsista da CAPES (2014-2018). Co-orientadora em Saúde do Trabalhador pelo PIBIC (2016). Pós-Graduanda pelo Hospital Albert Einstein em CC, RA e CME (2017). Mestrado em Psicologia, na área de concentração em Qualidade de Vida pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2012). Possui Especialização em Insuficiência Respiratória e Cardiovascular pelo Hospital A. C. Camargo/SP (2003) e Enfermagem do Trabalho (2008). Graduada em Fisioterapia (2002) e Enfermagem (2008) pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN. Foi docente na UNIGRAN desde 2010, nos cursos de Enfermagem, Nutrição, Biomedicina e Radiologia. Foi professora titular nas disciplinas de Parasitologia, Assistência de Enfermagem em Centro Cirúrgico/Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, Assistência de Enfermagem na Saúde do Recém-Nascido e Anatomia Humana. Também atuou como Supervisora de Estágio em Assistência de Enfermagem em UTI, Saúde Materno-Infantil, Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Membro associado a SOBECC (2013). Enfermeira voluntária da OSCIP dos Expedicionários da Saúde - EDS (2014).

Mona Luisa Sabongi, ONG dos Expedicionários da Saúde (EDS), Campinas/SP.

Enfermeira especialista em Centro Cirúrgico e CME pela UNIARARAS. Atualmente é Coordenadora de Enfermagem na ONG dos Expedicionários da Saúde - EDS em Campinas/SP, também realiza monitoramento intra-operatório neurofisiológico.

Maria Inês Monteiro, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas/SP.

CNPq - PQ 2. É graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), especializada em Enfermagem do Trabalho, Saúde Coletiva e Administração. Tem mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1997), livre docência pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado pelo Finnish Institute of Occupational Health (2003). "Visiting researcher" no Finnish Institute of Occupational Health - Helsinki, Small and Medium-sized enterprises team - March - June 2016. Professora associada MS-5-III da Universidade Estadual de Campinas e ministra aulas na graduação e pós-graduação. Orienta alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Participou como Professora Visitante em Curso sobre Sustentabilidade na University of Shanghai ? China, em julho de 2010. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacional (FAPESP e CAPES) e de periódicos (Revista Latino-americana de Enfermagem, Cadernos de Saúde Pública, REEUSP, Texto & Contexto Enfermagem e Acta Paulista, entre outras). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde, Trabalho e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e trabalho, enfermagem, saúde do trabalhador, enfermagem em saúde pública e saúde coletiva, capacidade para o trabalho e empreendedorismo. Atua na área de enfermagem e interdisciplinar. Aluna do curso EAD Harvard - PPCR no ano de 2012. Participou do projeto Multicêntrico nacional "Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes" - ERICA.

Referências

Fundação Nacional de Saúde (FUNAI). Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas [Internet]. Brasília; 2002 [citado 2017 jul. 06]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_saude_ indigena.pdf

Sales CRG, Sabongi ML, Reis VN, Pivatti ASA, Camisão AR, Kanashiro-Filho G. Logística de implementação de bloco cirúrgico na Floresta: Atuação do enfermeiro. Rev. SOBECC, São Paulo/SP. Jul/Set. 2016; 21(3):162-169.

Smith CE. Developing simulation scenarios for perioperative nursing core competencies and patient safety. Perioper Nur Clin. 2009; 4(2):157-65.

Neil JA. Simulation in nursing education. Perioper Nurs Clin. 2009; 4(2):97-112.

Dyniewicz AM. Metodologia da Pesquisa em Saúde para Iniciantes. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009.

Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC n.15, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de Boas Práticas para o Processamento de Produtos para a Saúde e dá outras providências. [Legislação na Internet]. Brasília (DF); 2012. Acessado em 20 mai 2017. Disponível em: http://www.suvisa.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesap_suvisa/arquivos/gerados/resol_rdc_n%C2%BA%15_mar%C3%A7o_2012.pdf

Association of Perioperative Registered Nurses. Perioperative standards and recommended practices. 13ª ed. Denver; 2012.

Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Práticas recomendadas – SOBECC. 7ª ed. São Paulo: SOBECC; 2017.

Lucon SMR, Braccialli LAD, Pirolo SM, Munhoz CC. Formação do enfermeiro para atuar na Central de Esterilização. Rev. SOBECC, São Paulo/SP. Abr/Jun. 2017; 22(2):90-97.

Ribeiro MB. A educação permanente no treinamento do enfermeiro de Centro Cirúrgico: Revisão Integrativa. Rev. SOBECC, São Paulo. Abr./Jun. 2017; 22(2): 98-105.

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Sales, C. R. G., Sabongi, M. L., & Monteiro, M. I. (2019). Capacitação da enfermagem no processamento de produtos para atuação em expedições na amazônia brasileira. Revista SOBECC, 24(3), 168–171. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201900030009

Edição

Seção

Relatos de Experiência