Construção coletiva de estratégias para um programa de educação permanente em transplante hepático

Autores

  • Elisa Borges Kuze Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lúcia Nazareth Amante Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-5440-2094
  • Juliana Balbinot Reis Girondi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciara Fabiane Sebold Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nadia Chiodelli Sallum Universidade Federal de Santa Catarina
  • Neide da Silva Knihs

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800030002

Palavras-chave:

Enfermagem, Centro Cirúrgico

Resumo

Objetivo: Identificar, junto à equipe de enfermagem, estratégias educativas para a composição de um plano de ações educacionais em transplante
hepático para a enfermagem do centro cirúrgico. Método: Pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, realizada em um hospital escola da região sul do
país, aprovada pelo comitê de ética em pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados: Participaram 16 integrantes da equipe de transplante hepático,
sendo que na análise de conteúdo emergiram três categorias: conhecimento de todo o processo de transplante hepático; apropriação dos cuidados de
enfermagem perioperatória em transplante hepático; e integração e qualificação da equipe interdisciplinar. Conclusão: Deseja-se que esta pesquisa sirva
de auxílio para outros centros transplantadores, sendo significativo o aprofundamento no que concerne à implantação do serviço com embasamento em
um referencial metodológico para alicerçar a prática, configurando-o como um instrumento científico para o desenvolvimento das atividades e a formação
de programas de educação permanente, de acordo com as necessidades das equipes que atuam com essa realidade.

Referências

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Kuze, E. B., Amante, L. N., Girondi, J. B. R., Sebold, L. F., Sallum, N. C., & Knihs, N. da S. (2018). Construção coletiva de estratégias para um programa de educação permanente em transplante hepático. Revista SOBECC, 23(3), 117–123. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800030002

Edição

Seção

Artigos Originais