Cirurgia da obesidade mórbida: atuação da enfermeira em uma equipe multidisciplinar

Autores

  • Márcia Teresinha Schmitt Schmitt Enfermeira do Centro Cirúrgico e do Centro da Obesidade Mórbida do Hospital São Lucas da PontiFícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização pela SOBECC, em 1 999, com licenciatura em Enfermagem conferida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1994.

Palavras-chave:

assistência de Enfermagem, Perioperatória, equipe multidisciplinar, paciente obeso.

Resumo

O presente estudo relata a experiência de uma enfermeira na cirurgia da obesidade mórbida no Centro da Obesidade Mórbida (COM)  do  Hospital  São  Lucas da PUC-RS A assistência  da  Enfermagem ao paciente obeso cirúrgico envolve técnicas e procedimentos que devem ser considerados não apenas durante a operação, mas também nos períodos pré e  pós-operatório.  O obeso mórbido no contexto cirúrgico é uma reahdade cada vez mais comum em nossa prática, o  que nos impõe a necessidade de compreendê­-lo como um paciente diferenciado, devido às pecuhandades que apresenta. O ob;étivo deste trabalho é destacar a relevânCJa do papel da Enfermagem, chamando a atenção dos profissionais da área  para esse novo campo de atuação . O índice de massa corpórea da população mundial, particularmente da brasi­ leira, vem aumentando de forma con siderave / nos últimos anos, o que nos leva a refletir sobre a relevânCJa  do assunto.

 

Referências

Damaso A. Obesidade. Rio de J aneiro : M EDSI; 20 0 3 .

Garrido Junior A B . Cirurgia da obesidade . São Paulo: A theneu ; 20 0

G ast ro med . Obesidade. Dispo ní vel em : < ht t p:ij www2 . uol .com. br/imagens/ un ivt ool.ma p > (21 ago. 20 0 1 ) .

Downloads

Publicado

2004-12-31

Como Citar

Schmitt, M. T. S. (2004). Cirurgia da obesidade mórbida: atuação da enfermeira em uma equipe multidisciplinar. Revista SOBECC, 9(4), 15–18. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/296

Edição

Seção

Relatos de Experiência