Utilização de cenários para a educação sobre segurança do paciente em centro cirúrgico

Autores

  • Elena Bohomol Professor Adjunto, Livre-Docente, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, SP http://orcid.org/0000-0002-7196-0266
  • Juliana de Abreu Tatarli Centro Universitário São Camilo (CUSC)

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700030004

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Enfermagem de Centro Cirúrgico, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: Apresentar cenários da prática de enfermagem assistencial e gerencial relacionados aos procedimentos perioperatórios como estratégia
educacional. Método: A população foi composta de cenários redigidos de uma investigação prévia. Foi realizada uma análise secundária das informações
disponíveis. Resultados: Foram identificados sete cenários que representam o cotidiano de trabalho dos enfermeiros relacionado aos procedimentos
perioperatórios. Desses cenários, quatro descrevem situações que apresentam eventos adversos que atingiram o paciente, dois near misses, e um contextualiza
uma situação de risco. Três cenários contextualizavam situações com pacientes idosos e um com paciente pediátrico. Conclusão: Os cenários
podem apresentar situações assistencias e propiciar reflexões para minimizar oportunidades de erros, melhorar a assertividade da comunicação, propiciar
esclarecimento sobre conceitos de qualidade e promover a utilização de protocolos de segurança do paciente.

Biografia do Autor

Elena Bohomol, Professor Adjunto, Livre-Docente, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, SP

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado sobre O Ensino sobre Segurança do Paciente nos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2013). Exerceu a função de Gerente de Enfermagem com ênfase em Gestão em Enfermagem, Qualidade e Riscos no Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo. Foi avaliadora pelo sistema de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação de Instituições Hospitalares. Foi consultora senior na área de Qualidade Hospitalar e Gestão em Enfermagem, para os programas de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação e Joint Commission International. Exerceu atividades acadêmicas no Centro Universitário São Camilo nos cursos de Graduação e Especialização em Enfermagem. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem - Departamento de Administração e Saúde Coletiva e participa do programa de Pós-Graduação com a linha de pesquisa: Gerenciamento em Serviços de Saúde e de Enfermagem, com foco em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. É pesquisadora CNPq.

Juliana de Abreu Tatarli, Centro Universitário São Camilo (CUSC)

Enfermeira pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC); especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico pelo CUSC; executiva de vendas na Baxter International Inc. – São Paulo (SP), Brasil.

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

Bohomol, E., & de Abreu Tatarli, J. (2017). Utilização de cenários para a educação sobre segurança do paciente em centro cirúrgico. Revista SOBECC, 22(3), 138–144. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700030004

Edição

Seção

Artigos Originais