Estratégia educativa com profissionais de enfermagem sobre hipertermia maligna em um centro cirúrgico cardiovascular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202000010007

Palavras-chave:

Equipe de Enfermagem, Hipertermia Maligna, Enfermagem de Centro Cirúrgico, Enfermagem Perioperatória.

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem do centro cirúrgico sobre hipertermia maligna, antes e após aula expositiva e implantar kit padronizado para tratamento, junto aos anestesiologistas. todo: Trata-se de uma pesquisa descritiva, prospectiva com abordagem quantitativa, com a enfermagem do centro cirúrgico da Instituição sede da pesquisa, situada na cidade de São Paulo, com participação de 43 profissionais. Aplicou-se questionário pré e pós aula expositiva. Resultados: Nos dados estatísticos pós-aula, houve diferença significante (p<0,05) ao conhecimento da equipe sobre hipertermia maligna, por categoria profissional. As questões com pontuação significativa após aula foram: definição de hipertermia maligna, agentes desencadeantes e tratamento. Elaborou-se e implantou-se um kit de tratamento. Conclusão: Esta pesquisa agregou conhecimento para a equipe de enfermagem atuar com segurança e a disponibilização do kit específico proporcionou expertise e padronização de atendimento.

Biografia do Autor

Elisabete Silvana de Oliveira Sene, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Departamento e Saúde

Tatiana Garcia Viana, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Departamento e saúde

keren Agra Catunda, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Departamento e saúde

Eliana Bittar, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Departamento e saúde

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

Sene, E. S. de O., Viana, T. G., Catunda, keren A., & Bittar, E. (2020). Estratégia educativa com profissionais de enfermagem sobre hipertermia maligna em um centro cirúrgico cardiovascular. Revista SOBECC, 25(1), 42–49. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202000010007

Edição

Seção

Artigos Originais